sábado, 4 de setembro de 2010

Futebol nos Estados Unidos


Beau Dure é um jornalista desportivo, do USAToday,  que acompanha a Major League Soccer desde 1999. Long-range goals: the success of Major League Soccer é o seu primeiro livro, sendo também o primeiro livro sobre a liga americana de futebol.
Um dos preconceitos ainda presentes na cabeça de grande parte dos seguidores deste desporto é o previsível insucesso do mesmo em terras do Tio Sam. No entanto, sendo a selecção americana uma presença habitual em Mundiais desde 1990, com uma liga profissional que completa, este ano, catorze épocas, talvez seja melhor repensar a frase.
No livro de Beau Dure acompanhamos toda a história da MLS, começando com o acordo estabelecido entre a Federação dos Estados Unidos e a FIFA, no sentido de ser criado um campeonato profissional de futebol, assegurando assim a organização do Mundial de 94. O caminho desta liga não foi fácil. As dificuldades encontradas para atrair investidores, as guerras com outros campeonatos organizados no território, os problemas com as situações contratuais dos jogadores e as formas encontradas para conciliar os diferentes públicos do soccer são analisados a fundo neste livro. Para além disso, contamos com bons relatos do que se passou em todas as épocas da liga, para além dos resultados dos play-offs.
Beau Dure também entrevistou vários dos administradores da liga ao longo dos anos, bem como jogadores que ficaram no imaginário dos amantes do futebol, como Alexi Lalas. As palavras dos diferentes intervenientes ajudam o livro a tornar-se um objecto de interesse para quem procura as histórias associadas ao fenómeno futebol.
Long-range goals, não sendo um livro memorável, é um excelente contributo para quem tem curiosidade sobre o que se passa no futebol do lado de lá do Atlântico Norte. Também nos ajuda a compreender uma visão do desporto que é, em vários pontos, muito afastada da visão europeia. No fundo, ambos os lados terão algo a aprender com o outro. Se a boa saúde financeira da liga encontrar meios de se manter (dado como garantido o crescimento das plataformas de criação de novos jogadores em todo o território), o futuro da MLS tratará mais da forma da sua evolução do que das dúvidas acerca da sua subsistência.

(este livro na Amazon)

Sem comentários:

Enviar um comentário