sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Portugal - Chipre: a primeira vez

Portugal em 1972
O primeiro encontro entre as selecções de Portugal e do Chipre realizou-se no dia 29 de Março de 1972. Com Portugal a viver sob uma ditadura que se ia desfazendo com o desgaste da Guerra Colonial, os cipriotas não viviam melhor sorte, já que tendo conseguido a independência em 1960, o seu território era disputado por Gregos e Turcos, num clima de confronto e tensão que atingiria o seu ponto alto em 1974 com a divisão da ilha em duas repúblicas.
Em 1972, a selecção portuguesa vivia entre gerações. No primeiro jogo de José Augusto no comando técnico, dois outros Magriços evoluíam ainda no onze inicial (Jaime Graça e Eusébio), partilhando o terreno de jogo com Humberto Coelho, Nené e Jordão, símbolos da equipa das quinas durante a década de setenta. O futebol cipriota era um dos parentes pobres das competições europeias, não se estranhando, assim, a confortável vitória por 4-0. O jogo contou para a fase de apuramento para o Mundial de 74, sendo que ambas as equipas acabariam por ficar de fora, o Chipre em último lugar do grupo, Portugal ultrapassado pela Bulgária.
Depois desse encontro, Portugal e Chipre voltaram a encontrar-se por mais sete vezes, sempre com resultados favoráveis para os Lusitanos. Mesmo que, no início do séc. XXI, os cipriotas apareçam como uma potência emergente na Europa (com equipas a disputar a fase de grupos da Liga dos Campeões e da Liga Europa), o seu futebol combativo não deverá chegar para importunar uma equipa portuguesa que joga em casa. Veremos, mais logo, como rolará a bola.

Sem comentários:

Enviar um comentário