terça-feira, 26 de outubro de 2010

Chega a NBA

Começa hoje o grande espectáculo do basquetebol mundial, o campeonato da NBA. Depois de um dos verões mais movimentados da história desta liga, as atenções estão concentradas num conjunto de equipas que se reforçaram, em quantidade e em qualidade, para lutar pelo título de Campeão Mundial em 2011.

Lebron James
A Figura

Lebron James, sem margem para dúvidas. O rapaz de Akron deixou Cleveland e o Ohio para trás e chega a Miami com a responsabilidade de ganhar ou… ganhar. Com Dwyane Wade e Chris Bosh, James completa o trio maravilha dos Heat, construído numa sucessão de jogadas de mestre do eterno Pat Riley. Na pré-temporada, apesar da lesão de Wade, os Heat mostraram que poderão assumir o favoritismo na luta pelo campeonato, no entanto, todas as noites estarão expostos a difíceis testes, quer dos seus adversários em campo, quer dos adeptos, que não quererão desperdiçar nenhuma oportunidade de bater os craques.

O Valor Seguro

Kobe Bryant
Kobe Bryant é reconhecido como um dos jogadores mais influentes da liga, está na equipa campeã, tem o treinador responsável por inúmeros títulos, tem como colegas de equipa Pau Gasol e os trabalhadores Ron Artest, Derek Fisher e Andrew Bynum (quando recuperar da lesão). Mesmo tendo terminado a época passada como vencedores, os Lakers não descansaram este verão e reforçaram o seu banco, de modo a não serem surpreendidos no Play-off deste ano. De certa forma, a fase regular será o tempo de rodar as novas opções, ainda que com a vitória sempre em mente. O verdadeiro teste chegará no final da época. Mas, para esses confrontos, ninguém dirá que Kobe não é, mesmo, o valor mais seguro para se ter à frente de uma equipa.

Este país não é para velhos?

Rajon Rondo
Os irmãos Cohen não desdenhariam um casting que lhes oferecesse Kevin Garnett, Paul Pierce, Ray Allen e Shaquille O’Neill. Quem diz que os Boston Celtics é uma equipa envelhecida não reparou que na direcção do conjunto está Rajon Rondo, um dos jovens que mais evoluiu durante a sua estadia na liga, nem se apercebeu da forma como Glen Davis se vem afirmando como um incansável lutador na maioria dos jogos disputados pelos Celtics. Mesmo que a fase regular possa ser penosa, com as suas 82 partidas, a equipa de Boston é um conjunto a ter em conta quando os Play-off chegarem. Nenhum destes trintões desistiu de coleccionar mais um anel e o seu percurso do ano passado demonstrou isso mesmo. Atenção, por isso, às camisolas verdes.

Surpresa, surpresa

Kevin Durant
Nenhum dos eventuais candidatos poderá sossegar quando enfrentar uma destas seguintes equipas. Orlando Magic, Oklahoma City Thunder, Chicago Bulls e Dallas Mavericks serão os quarto cavaleiros que pretenderão aproveitar um deslize dos favoritos. Em Orlando vive Dwight Howard, a estrela de uma equipa que vive, sobretudo, do trabalho. Este ano, o sol da Florida estará concentrado em Miami, o que poderá resultar como uma motivação extra para que os “Mágicos” possam voltar a colocar em sentido os seus adversários. Eles já sabem o que é jogar uma final e não desistem enquanto não souberem como é ganhá-la. Os Chicago Bulls têm trabalhado nos últimos anos para recuperar o brilho da era-Jordan. Para isso, tentaram, em vão, convencer Lebron James a mudar-se para lá. No entanto,  Derrick Rose, Luol Deng, Carlos Boozer e Joakim Noah são a melhor aposta de futuro nesta Liga. Se todos os jogadores souberem como continuar a evoluir durante esta época, os Bulls entrarão no Play-off como um adversário que todos vão querer evitar. E, quiçá, fazer surpresa. No Oeste, Kevin Durant e os Thunder de Oklahoma City causaram sensação o ano passado e, depois das fabulosas exibições do jogador no Mundial da Turquia, espera-se um ano de crescimento e afirmação. Durant é o segundo melhor jogador para todas as posições da Liga, e assume todos os riscos nas partidas da sua equipa. Esse facto, tanto pode fazer dos Thunder um adversário perigosíssimo (e faz!), como os torna presa fácil (lembrem-se do que aconteceu quando Ron Artest “pegou” no calcanhar de Durant no confronto dos Play-off da última temporada). Em Dallas, Mark Cuban continua a acreditar que a sua equipa pode ser campeã no futuro próximo. Para isso, não permitiu a fuga de Dirk Nowitzki e o alemão continuará a brilhar numa equipa que tem sido consistente na fase regular, mas a quem falta sempre alguma coisa quando chegam as eliminatórias do final de ano. Ainda assim, se os Lakers escorregarem, os Mavericks estarão preparados para assumir as rédeas da conferência.

Os Rookies

Blake Griffin
Este ano, confrontam-se dois jogadores escolhidos como número 1 do Draft na luta pelo título de Rookie do ano. Blake Griffin fez um ano em branco, devido a lesão, mas já deixou toda a gente de água na boca devido às fabulosas exibições nos jogos de pré-temporada. Aliás, os Clippers arriscam-se a conseguir um lugar de destaque este ano, com o contributo deste fantástico jogador. Por outro lado, em Washington, John Wall parece ter ganho o lugar de Gilbert Arenas, sendo que será o jovem a liderar os Wizards. Wall é um base com grande personalidade e promete deixar uma marca com a sua passagem pela NBA. Logo veremos se será este ano que ele vai começar a ganhar cartaz no mais exigente campeonato de basquetebol do mundo. Para além destes dois jogadores, um outro ameaça tornar-se num caso de sucesso na Liga. DeMarcus Cousins, de quem muitos duvidavam que pudesse ter sucesso a um nível de jogo mais elevado, passou a pré-temporada a afirmar que, não só tem lugar na NBA, como poderia ter ganho um lugar mais expressivo no Draft (foi o 5º a ser escolhido, pelos Sacramento Kings). Melhor: não o fez apenas nas entrevistas aos media, fê-lo dentro de campo. Ele e Derrick Favors (dos frágeis Nets) terão uma palavra a  dizer na escolha dos melhores estreantes. Isso, claro, se Blake Griffin não provar que é mesmo Blake Griffin.

A Agenda

Hoje, em Boston, os Miami Heat começam a defender as expectativas que criaram.  No dia 2 de Dezembro, Lebron James volta a casa para enfrentar os Cavaliers, no que será a prova para sabermos se os adeptos de Cleveland preferirão a raiva do presente às alegrias do passado. A 25 de Dezembro, os Lakers recebem os Heat, no que será o encontro entre as duas equipas mais fortes da Liga e, quem sabe, um ensaio para a final da Liga. A 13 de Abril, termina a fase regular e, a partir daí, todos os jogos serão decisivos para decidir o grande vencedor deste inigualável campeonato. 

Sem comentários:

Enviar um comentário