sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Chuva de estrelas na Taça

Municipal de Mondim do Basto
Mais um fim-de-semana de Taça, depois da interrupção dos campeonatos profissionais devido aos compromissos das selecções. As atenções estarão repartidas por vários campos do nosso país, numa eliminatória onde já participarão os clubes da Liga Zon Sagres e, assim, poderemos acompanhar alguns dos jogos desta competição na televisão.
Mas, antes de mais, as nossas atenções viram-se para Mondim do Basto, onde dois clubes pouco conhecidos no panorama do nosso futebol lutam por um lugar na história da Taça. O Mondinense, da 3ª Divisão, recebe o Coimbrões, da 2ª, num jogo em que nenhuma das equipas quererá deixar de confirmar o bom momento de forma que passam nos respectivos campeonatos, os de Mondim na primeira metade da tabela, os de Coimbrões num surpreendente terceiro lugar. Em Mondim do Basto mora uma das grandes promessas-que-não-foi do futebol português. Falamos de Kipulo. Não, não nos estamos a referir ao incrível zairense que perfumou os relvados portugueses nos finais dos anos 80. Kipulo, civilmente reconhecido como José Carlos Pereira, é um produto das escolas do Vitória de Guimarães, tendo adoptado nome de craque. Curiosamente, em 2001, fez parte de uma das equipas portuguesas a vencer o Torneio de Toulon, numa equipa onde também jogavam Bosingwa, Ricardo Costa, Bruno Alves, Carlos Martins e Hélder Postiga. Tendo pisado os relvados da primeira divisão com a camisola do Guimarães e do Moreirense, Kipulo tem feito toda a sua carreira em clubes do norte do país. No próximo domingo poderá resgatar um lugar na história, se for ele a marcar um dos golos dos Mondinenses. Do lado do Coimbrões, destacamos Bruno Fogaça. Não, não é o avançado brasileiro, mas um número 10 nascido em Espinho. Na última jornada foi suplente, mas isto de ter nome de craque é sinónimo de perigo iminente. Logo veremos.
A nossa atenção desce também ao Algarve onde duas equipas da Zona Sul da 2ª divisão vão tentar salvar na Taça aquilo que não têm conseguido fazer no campeonato. O Grupo Desportivo de Lagoa conta por derrotas todos os jogos do campeonato, mas eliminou o Tondela na eliminatória anterior. Na baliza desta equipa estará Pedro Peraltinha, um guarda-redes alentejano que fez parte da sua formação no FC Porto, passou pelo Leixões, mas acabou atirado para os escalões secundários do nosso campeonato. Do outro lado, estará o Torreense, uma equipa que tem desiludido no campeonato. Assolado por uma onda de lesões, a equipa de Torres Vedras espera poder recuperar o ponta-de-lança Diego para fazer frente aos algarvios. Mas não vai ser fácil.
Voltando ao ponto onde começamos, lembrar que a atenção mediática está centrada nos jogos dos grandes, todos a serem disputados já amanhã. O Sporting visitará o Estoril Praia, a equipa mais brasileira de Portugal, agora que foi adquirida pela empresa de gestão desportiva Traffic. O Estoril tem também o treinador com o melhor nome de todas as ligas nacionais, Vinícius Eutrópio, que apesar do nome já treinou o Fluminense e o Grémio Prudente, ainda que por pequenos períodos. O FC Porto receberá o Limianos, no que será o encontro "David vs Golias" da eliminatória e o Benfica recebe o popular Arouca, que não perderá a oportunidade para demonstrar a sua enorme vontade de conviver com os grandes já na próxima época.
Enfim, fim-de-semana de emoções para todos os amantes do futebol.

Sem comentários:

Enviar um comentário