quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Fangueiros em alta

Plantel do C.F.Fão 2010/11


No nosso mergulho semanal ao futebol que se pratica pelo país, visitamos hoje uma equipa que está a ter um início de época praticamente irrepreensível na Série A da 3ª Divisão Nacional de Futebol, o Clube de Futebol de Fão. Depois de na época passada ter garantido a continuidade neste escalão mesmo na última jornada, o Fão conta com vitórias em todos os quatro jogos disputados até agora.
A equipa fangueira tem uma média de idades muito baixa, já que a renovação do plantel se fez, sobretudo, nas camadas jovens de clubes da Região Norte. Rio Ave, Trofense e Varzim reforçaram a equipa liderada por João Marafona, também ele um jovem treinador, oriundo de Vila do Conde. A excepção a essa política de contratações foi Chico Fonseca, o veterano do plantel, com 42 anos. Chico Fonseca andou pela primeira divisão nacional nos anos noventa, com a camisola do Belenenses, Salgueiros e Paços de Ferreira. Depois, desceu aos confins do futebol português e chegou a Fão depois de passagens por Leça, Cabeceirense, Balasar, Apúlia e Castanheira.
No campeonato deste ano, o Fão já venceu adversários como o Valenciano, o Melgacense, o Maria da Fonte e o Limianos, no fim-de-semana passado, por 2-0. Neste momento, e graças a o excelente início de temporada, afigura-se como um dos candidatos a disputar a subida nesta série.
Uma última curiosidade para o facto de, no plantel do Fão, encontrarmos dois Coentrões (serão familiares do craque benfiquista?). O mais jovem dele chama-se mesmo Fábio Coentrão e é defesa. Como estão fora da Taça de Portugal (na única derrota da época, contra o Mirandela), a próxima oportunidade para ver a equipa fangueira será em Esposende, a 24 de Outubro.
Até lá, ninguém colocará em causa o grande percurso desta jovem equipa.

Sem comentários:

Enviar um comentário