sábado, 2 de outubro de 2010

Há festa no ringue

Foto de Pedro Alves (mundook)
Inicia-se hoje o Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Hóquei em Patins, competição em que, mais uma vez, todos estarão a jogar contra o FC Porto. A equipa azul e branca soma nove títulos consecutivos e entra na nova época como principal candidato a mais um título. Na linha da frente para quebrar a hegemonia portista estará o SL Benfica, que este ano se reforçou com o objectivo de lutar pela vitória até à última jornada.

Na equipa do FC Porto praticamente não houve alterações, registando-se apenas a saída de Jorge Silva, tendo sido compensada pela entrada de Gonçalo Suissas, ex-Juventude de Viana. O SL Benfica reforçou-se em Itália, fazendo vir de Bassano o argentino Abalos e o brasileiro Cacau, para além de ter pescado em Viana do Castelo o internacional português Luís Viana. Em ambas as equipas podemos encontrar internacionais portugueses (para além da dupla de espanhóis e do argentino do Porto), estando o campeonato condenado a ser disputado pelos dois grandes do Hóquei em Patins português.

No entanto, num ano em que a 1ª Divisão foi alargada para dezasseis equipas, poderemos encontrar muitos mais motivos de interesse. Desde logo, três equipas estão na linha da frente para dificultar a vida aos grandes. O Candelária, que se reforçou  com João Miguel (ex- Porto Santo), Montivero (ex- Viareggio, Ita) e Jorge Silva (ex- FC Porto), participará na Liga Europeia e mantém a ilusão de levar o primeiro título nacional para as Ilhas dos Açores. Por outro lado, Oliveirense, que mantém a aposta na experiência, e Juventude de Viana, que passou por um rejuvenescimento do seu plantel, darão grande competitividade à primeira metade da tabela.

Os restantes candidatos a um lugar na Taça Cers são o Óquei de Barcelos (com a contratação de Paulo Matos e de Nuno Almeida, jogadores de larga experiência no campeonato), Porto Santo (que depois de um ano negro volta a apostar forte nas contratações, onde se destacam vários jovens como Luís Querido, Márcio Fonseca e Daniel Coelho), Gulpilhares, Física e Ac. Espinho (que mantiveram, quase sem alterações os seus plantéis da época passada). Neste grupo, a Física de Torres foi quem conseguiu o objectivo na época passada, sendo que poderá provar, pela primeira vez, na presente época, o sabor das competições europeias.

Num campeonato onde descerão quatro equipas, seis delas disputarão os dois lugares que darão direito à continuidade na divisão maior do Hóquei em Patins português. Entre elas, a equipa do HC Braga é a que detém maior experiência. No seu plantel encontramos nomes como Guilherme Silva, Rodrigo Sousa, Tiago Barbosa e Pedro Alves, que disputarão, em Novembro, a pré-eliminatória da Taça Cers. Outra das equipas que deverá evitar a relegação é o Valongo, principalmente por ser uma equipa dificílima de bater no seu pavilhão. Cambra, Sporting de Tomar, Dramático de Cascais e Limianos darão tudo por tudo para escapar ao destino provável de uma descida de divisão. A equipa de Cambra é quem apresenta mais experiência no seu plantel, mas o equilíbrio do meio da tabela, neste campeonato, faz-nos prever grandes dificuldades ao cinco liderado por Ricardo Geitoeira.

A bola começa a rolar às cinco da tarde de hoje. Na primeira semana de Junho de 2011, saberemos se as nossas previsões se cumprem ou não. Até lá, temos divertimento dentro do ringue.

Sem comentários:

Enviar um comentário