domingo, 10 de outubro de 2010

Lutar pelo destino


Certos homens estão destinados a ser heróis. Outros, tão perto ficam desses momentos de heroísmo, que são profundamente esquecidos pela história. Jovan Pekic desde cedo pressentiu estar destinado a ser um dos esquecidos. Mas toda a sua vida tem lutado para ser um daqueles que ficam registados na memória de uma cidade ou de um país. Infelizmente, pelo menos para ele, nunca o conseguiu.
Jovan poderia ter sido eleito o rei do baile de finalistas do Liceu de Domzale em 1989. Era um dos rapazes mais populares, futebolista promissor da cidade, namorava com uma das raparigas mais bonitas do Liceu. Tinha, de facto, tudo para ser o rei do baile. Mas o destino não estava de acordo. Horas antes do início do baile, a avó de Jovan, que vivia numa pequena aldeia nos arrabaldes da cidade, teve uma queda na sua cozinha e Jovan, sendo o homem da casa, teve que acompanhar a mãe para a socorrer. Ou seja, nem chegou a ir ao baile onde seria coroado.
Mas não era nos bailes que Jovan Pekic queria brilhar, e sim, nos relvados. Era um brilhante médio esquerdo formado no NK Domzale e chegou muito jovem à equipa principal, numa época em que esta ainda andava pelas divisões secundárias. O seu futebol chamou tanto a atenção dos olheiros que percorriam aquele jovem país à procura de pérolas que Jovan Pekic acabou por ser convidado a ir prestar provas ao Oldenburg, da Alemanha, clube que disputava a 2ª Bundesliga.
As coisas na Alemanha não correram como o esperado. Jovan prestou provas e assinou contrato, mas o Oldenburg já tinha quatro jogadores estrangeiros inscritos e Jovan limitou-se a treinar durante um ano inteiro, sem esperança de se poder estrear no campeonato. O Oldenburg acabou por descer de divisão no final da época e Jovan voltou à Eslovénia, para jogar no NK Mura, que preparava uma equipa para tentar ser campeão nacional. Pekic mantinha toda as suas qualidades e seria a estrela da equipa.
Foram anos felizes para Jovan. Foi utilizado em praticamente todos os jogos do campeonato, qualificou-se várias vezes para as competições europeias, foi chamado a representar a selecção nacional. Mas nunca foi campeão. Por alguma razão, o NK Mura ficou sempre perto do título sem o atingir. Jovan jogava e fazia jogar, mas nos momentos decisivos, a equipa parecia esmorecer, enfrentar as suas fraquezas e cair. Segundos e terceiros lugares foi o melhor que o NK Mura conseguiu atingir.
Com o passar dos anos, Jovan Pekic acabou por regressar ao NK Domzale, a sua equipa de sempre, onde assumiu mais uma vez a liderança das esperanças de todos os seguidores da equipa. E mesmo que nem sempre a carreira da sua equipa atingisse o sucesso, ele continuava a merecer a confiança do seleccionador nacional, numa fase da sua carreira em que às suas qualidade já havia juntado a experiência. A série de apuramento para o Mundial 2002 era a grande aposta da Federação, mas o primeiro jogo correu tão mal que os eslovenos acabaram por empatar nas Ilhas Faroe, mesmo estando a ganhar por 2-0 a cinco minutos do fim.
Esse empate foi apenas o prenúncio daquilo que se seguiria. A Eslovénia acabou a série de apuramento sem derrotas, com cinco empates e cinco vitórias, várias delas com golos nos últimos minutos. O segundo lugar, garantindo a qualificação para o Play-off, enchia o jogador de esperanças de chegar ao Mundial.  Pekic tinha agora 30 anos e preparava-se com afinco para a dupla jornada de Novembro contra a Roménia. Seriam dois jogos a precisar de um herói. Sem dúvida.
No primeiro jogo, em Ljubliana, a Eslovénia venceu por 2-1. Pekic jogou os últimos dez minutos, tentando segurar o resultado. E a 14 de Novembro, em Bucareste, Jovan Pekic entrou como titular e corria o  minuto cinquenta e seis, quando se isolou no meio campo e partiu para o que tudo indicava ser uma jogada memorável. Pekic ultrapassou dois jogadores e apenas com um defesa entre ele e a baliza, Pekic consegue a finta mas estatela-se no chão, fugindo a bola para os pés de Mladen Rudonja, que aproveitou para marcar o golo que qualificou a Eslovénia. Jovan Pekic, na queda, fez um grave entorse no joelho que o deixou fora de campo para o resto da temporada. Campeonato do Mundo incluído. Certos homens têm o destino marcado. 

Sem comentários:

Enviar um comentário