sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A selecção de Paulo Bento

Paulo Bento anunciou hoje a sua primeira convocatória enquanto seleccionador nacional. E, o melhor que se pode dizer desta convocatória, é que não houve surpresas. Com as lesões de Bosingwa e Quaresma, acrescidas dos diversos abandonos, os vinte e três chamados por Bento são mais do que naturais para quem tem acompanhado o futebol português.
Na baliza, a continuidade de Eduardo é mais do que óbvia, ainda quê Rui Patrício venha a fazer uma série de excelentes exibições, o que pressionará o agora genovês. Beto é uma terceira opção com qualidade, apesar da pouca rodagem.
Na defesa, a minha aposta será num quarteto formado por João Pereira, Ricardo Carvalho, Pepe e Fábio Coentrão. Apesar de ter aceite a possibilidade de Pepe jogar a médio, é mais do que previsível que se beneficie do facto de termos os nossos melhores centrais a jogar juntos no mesmo clube. Coentrão, que é hoje em dia um muito melhor lateral do que extremo, continuará por certo na esquerda e João Pereira deixa a quilómetros a possibilidade de Sílvio lhe fazer frente. Bruno Alves e Rolando completam as opções, para o que der e vier.
No meio-campo, aproxima-se a possibilidade de ver Moutinho, Meireles e Martins (ou Veloso, que também poderá dar uma perninha na lateral esquerda) ocuparem os lugares de titulares. Paulo Machado (que na origem era um volante, mas no Toulouse joga muitas vezes quase como um falso extremo) e Tiago completam as opções na linha média.
Já quanto ao ataque, aceitam-se sugestões. O normal será pensar num trio composto por Cristiano Ronaldo, Nani e Hugo Almeida. No entanto, Paulo Bento poderá apostar em Liedson, que ele conhece como ninguém, ou até surpreender com o inspirado Postiga, que em 4x3x3 poderá ser uma melhor opção para criar movimentações com os dois extremos. Danny será sempre um excelente suplente e Hugo Almeida continuará a ser um excelente ponta-de-lança que, simplesmente, tem dificuldades de se integrar no estilo de jogo português - que gosta muito de "pinheiros" mas depois não tem um estilo de jogo que os saiba utilizar. Ainda assim, antes tê-lo connosco que no nosso adversário.
Venha o dia 8 de Outubro.

Sem comentários:

Enviar um comentário