terça-feira, 12 de outubro de 2010

Uma visita à Islândia

Sporting 1986/87
Em dia de jogo de Portugal na Islândia, vou ao baú das memórias relembrar uma célebre visita de uma equipa portuguesa a território islandês. Ocorreu no dia 17 de Setembro de 1986, na cidade de Reiqueiavique, o jogo Akranes - Sporting, a contar para a Taça Uefa.
A equipa orientada por Manuel José fez uma época sofrível, terminando em 4º lugar, mas deixou no currículo duas goleadas históricas. Os 7-1 ao Benfica, em Alvalade, e os 0-9 na Islândia, resultado que ainda hoje está no livro dos recordes da Uefa por ser a mais dilatada vitória fora.
Numa equipa onde se destacavam alguns jogadores históricos dos leões, como Venâncio, Oceano ou Manuel Fernandes, foi o inglês McDonald quem brilhou, marcando três dos golos da equipa (quase toda a sua produção durante os anos que passou em Alvalade). Os restantes golos ficaram à conta de Meade e Manuel Fernandes (dois cada), Zinho e Negrete.
A diferença de valores entre as equipas não será, esta noite, tão grande como a daquela noite há vinte e quatro anos atrás. Ainda assim, que a memória seja inspiradora e que a nossa selecção possa voltar da gélida Islândia com um resultado que nos orgulhe a todos.

(fonte)

Sem comentários:

Enviar um comentário