segunda-feira, 15 de novembro de 2010

EuroBenfica - os adversários

Um olhar sobre os adversários do Benfica nas competições europeias.

Com o início da fase de grupos do Eurochallenge, hora para o Planeta Basket espreitar os adversários do clube da Luz neste regresso às aventuras europeias.  O primeiro jogo dos encarnados será na próxima terça-feira, 16 de Novembro, em Sófia, contra o Lukoil Academy.

Lukoil Academic  – Bulgária


Todor Stoykov
Os estudantes búlgaros têm a sua sede em Pravets, mas no Eurochallenge, jogarão no Universiada Hall, em Sófia. Ambição é a palavra que melhor define este conjunto, cujos dirigentes esperam que possa atingir as finais da competição. Dominantes na liga doméstica, onde ganharam os últimos oito campeonatos e onde, já este ano, completaram cinco jogos sem conhecer a derrota, a sua principal figura é o búlgaro Todor Stoykov. Aos 33 anos, o mais  respeitado jogadores búlgaros é o guia desta equipa, dentro e fora de campo. Canhoto e muito eficaz da linha dos três pontos, Stoykov é o Carlos Lisboa da Bulgária. Num conjunto com quatro jogadores americanos, o mais mediático é o base Brandon Heath, que passou pelo plantel dos LA Lakers, embora nunca tenha feito nenhum jogo oficial na NBA. 

Brandon Heath
O americano mais influente da equipa tem sido Dominic James, um base de 1.80m que fez um excelente percurso universitário em Marquette, tendo actualmente uma média de 17.8 pontos por jogo. Referência ainda para o letão Kasparis Kambala, poste de 32 anos e 2.06m, com passagens pelo Efes Pilsen, Real Madrid, Unics Kazan e Fenerbahce. O experiente atleta será muito difícil de parar na luta das tabelas, embora actualmente esteja a repartir minutos na posição com o norte-americano Travis Peterson, 25 anos e 2.08m. Na rotação da equipa búlgara patrocinada pelo gigante petrolífero russo Lukoil, surge ainda o jovem base Bozidar Avramov que, passou pela formação do Valência e regressou este ano ao seu país. Os jogos da equipa búlgara serão transmitidos pelo BNT SAT, canal disponível nos pacotes MEO (canal 235) e ZON (canal 239).

Lugano Tigers – Suiça

Plantel dos Lugano Tigers
Nos últimos cinco anos, os Tigers de Lugano ficaram sempre nos três primeiros lugares do campeonato suíço, mas só no último ano conseguiram recuperar um título que lhes fugia desde 2006. Um dos grandes responsáveis desse título continua a vestir a camisola do clube suíço, o norte-americano Mohammed Aboukar, com 25 anos e 2.08m. Na presente época, Aboukar, um versátil extremo, tem conseguindo apresentar ainda melhores números, com 22 pontos de média nas oito vitórias conseguidas pelo clube no campeonato suíço, no mesmo número de jogos. 
Numa equipa com oito jogadores de origem americana (mais um brasileiro, um sérvio e um bósnio), é difícil encontrar características do basquetebol suíço. Até o treinador, Joe Whelton, vem do lado de lá do Atlântico. Outro jogador muito influente tem sido o base com 26 anos e 1.96m,Michael Efevbehra (15 pontos, 3.3 assistências), que também transita da época passada. Esse será o segredo do bom rendimento da equipa do Cantão Italiano da Suíça, os seus jogadores mais influentes já ganharam um título na época passada e vão querer atingir o reconhecimento com uma boa campanha europeia.

Tartu Rock University – Estónia

Janar Talts
A equipa estónia tem vindo a crescer no panorama do basquetebol europeu, com várias participações nas competições dos últimos anos. Dominadora na liga doméstica (três títulos nos últimos quatro anos), o Tartu Rock compete também na Liga Báltica, onde conseguiu, na época passada, o seu melhor resultado de sempre, atingindo os quartos-de-final. Este ano a tendência tem sido mantida e o objectivo é obter resultados que façam esquecer a desilusão do último Eurochallenge (1v-5d). O plantel conta apenas com dois estrangeiros, um norte-americano e um georgiano, e o jogador mais influente da equipa tem sido o poste da selecção estónia Janar Talts. Com 27 anos e 2.05, Talts apresenta-se como um jogador difícil de marcar dado ser muito ágil e rápido no campo. A acompanhá-lo no jogo interior está Callistus Eziukwu, com 2.08 e 25 anos, que ainda se estará a ambientar à equipa, depois de passagens pelas divisões secundárias em França e na Turquia e um ano no México.  Em conjunto, este dois jogadores têm valido 26 pontos e 16 ressaltos por jogo na Liga Báltica. A equipa conta ainda com outra torre estónia, o experiente Vallo Allingu, com 32 anos e 2.06m. Tantos centímetros no jogo interior fazem com que os estónios sejam uma muralha particularmente difícil de ultrapassar. A direcção da equipa está nas mãos do georgiano Georgi Tsintsadze, 24 anos e 1.92m, formado na Academia de Tbilissi e no CSKA Moscovo. É um jogador muito confiante e, para além de um elevado número de assistências, é também uma boa opção de lançamento exterior. 
O futuro do Tartu Rock e, já agora, do basquetebol estónio, está no base lançador Rain Veideman. Chegado dos rivais Rakvere Tarvas (finalistas vencidos da Liga Estónia da época passada), aos 19 anos e com 1.92m, Veideman tem um sólido historial nas selecções jovens do seu país e tem apresentado médias de 11 e 12 pontos na Liga Báltica e na Liga Estónia. O Tartu Rock é uma equipa muito consistente e será um adversário realmente difícil de bater na Eurochallenge.

link

Sem comentários:

Enviar um comentário