terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O espectáculo da Eurocup

Começa hoje a disputar-se a segunda fase da Eurocup, competição onde o equilíbrio e a incerteza quanto aos resultados é uma constante. O Planeta Basket viaja, de novo, pelo basquetebol europeu, tentando fazer o retrato das dezasseis equipas que começam esta noite a disputar os lugares do quartos-de-final.

Grupo I

Maciej Lampe
O Unics Kazan apresenta-se como favorito a vencer a Eurocup deste ano, mas não terá facilidades num grupo onde vai encontrar representantes das melhores ligas europeias. Ainda assim, os russos , que lideram a Liga Russa e a Liga VTB, apresentam argumentos de peso. O base Terrell Lyday (15.7 pontos e 3 assistências de média) e o poste Macej Lampe (13.5 pontos e 8 ressaltos) vão tentar fazer esquecer a ausência do fabuloso Marko Popovic, melhor marcador da equipa e que só deverá voltar a jogar durante o mês de Fevereiro. Os espanhóis do Gran Canaria chegam a este jogo com a confiança em alta, depois de terem conseguido um passaporte para a Taça do Rei derrotando o Unicaja no seu pavilhão. Os canários têm em Jaycee Carroll (15.8 pontos) e Taurean Green (7.9 pontos e 3.6 assistências) os seus dois melhores jogadores. Para ter em atenção também o jovem Xavier Rey, um poderoso poste de 23 anos que poderá, em breve, surgir na selecção do país vizinho.
Os sérvios do Hemofarm perderam o seu principal craque, Milan Macvan, e terão que enfrentar a segunda fase da temporada com muitas mais fragilidades. Miljan Pavkovic (10.8 pontos e 3.2 assistências) e Bojan Krstovic (8.3 pontos e 3.3 ressaltos) concentrarão em si a responsabilidade de liderar uma equipa bastante jovem, onde se destaca Boris Savovic (10.3 pontos e 6 ressaltos), um extremo de 23 anos e 2.06m. Os croatas do Cedevita poderão ser um osso bem duro de roer. Com o pequeno Dontaye Draper (16.4 pontos e 6.6 assistências) a dar espectáculo no jogo exterior e os norte-americanos Corsley Edwards (14.9 pontos e 6.4 ressaltos) e Trent Plaisted (10.5 pontos e 4.8 ressaltos) a marcarem presença no jogo interior, esta equipa terá justas ambições de lutar pela qualificação.

Grupo J

Antoine Diot
Neste grupo o favoritismo recai inteiro no Aris de Salónica, que fez uma primeira fase de grande qualidade, sobretudo graças a P.J.Tucker (19.1 pontos e 8.6 ressaltos) e Christos Tapoutos (14 pontos e 7.1 ressaltos). Nos lugares de base, a equipa tem o excelente Bobby Brown (9.3 pontos e 3.7 assistências em apenas 3 jogos) e o jovem grego Konstantinos Sloukas, emprestado pelo Olympiakos. A equipa grega reforçou-se ainda com a experiência de John Thomas (34 anos e algumas passagens pela NBA), pelo que apresentará um cinco de altíssimo nível nesta Eurocup. O BC Goettingen tem compensado as fracas prestações na Liga Alemã com uma boa carreira europeia. Dwayne Anderson (16 pontos e 7.4 ressaltos) é a figura deste conjunto, onde o responsável pela construção do jogo é o base Trenton Meacham (14.7 pontos e 6.2 assistências). A expectativa é ver como se sairá o Goettingen dos combates contra franceses e ucranianos na disputa do segundo posto do Grupo.
O Budivelnyk de Kiev é treinado pelo espanhol Josep Berrocal e lidera a Liga da Ucrânia. Com uma equipa muito equilibrada e que mantém um jogo muito físico, destacam-se o extremo Zach Morley (13 pontos e5.2 ressaltos) e o base William Keys (10.7 pontos e 3.5 assistências). Já os franceses do Le Mans têm em Alex Acker (11.2 pontos e 2.2 assistências) o seu lançador preferido, alimentado pelo jovem Antoine Diot (10.7 pontos e 4.3 assistências), jovem internacional de apenas 21 anos. No jogo interior, destaque para Alain Koffi (7.2 pontos e 6.4 ressaltos) e para o internacional brasileiro João Paulo Batista (11.8 pontos e 5.5 ressaltos), duas potentes armas para enfrentar um grupo onde as decisões se tomarão bem perto das tabelas.

Grupo K

V. Stimac
Impossível de definir quem serão os favoritos num grupo onde todas as equipas apresentam suficientes armas para disputar os dois lugares que garantem a continuidade em prova. Os checos do CEZ Nymburk, que este ano se estreiam na Liga Adriática, tiveram excelentes prestações na fase inicial da competição. O base Chester Simmons (15.2 pontos) é o concretizador de serviço, numa equipa onde o base israelita Afik Nissim (14 pontos e 3 assistências), o extremo Radek Necas(7 pontos e 5 ressaltos) e o jovem poderoso Vladimir Stimac (6.6 pontos e 5.6 ressaltos) merecem destaque. O Galatasaray tem feito uma boa época, quer na Liga Turca, onde é terceiro classificado, quer na Eurocup, onde venceu o seu grupo. Taylor Rochestie e Tuktu Acik dividem a tarefa de conduzir o jogo turco, alimentando a capacidade concretizadora de Preston Shumpert (14.7 pontos) e Joshua Shipp(12.9 pontos e 5 ressaltos). O jogo interior deste conjunto é assegurado pelo eslovaco Radoslav Rancik (8.9 pontos e 4.5 ressaltos), que conta com o apoio de Ermal Kurtoglu (8.8 pontos e 3 ressaltos), numa posição que precisaria de ser reforçada.
O Asefa Estudiantes não tem correspondido às expectativas na presente temporada, embora possa, a qualquer momento, revelar as suas qualidades e disputar as partidas desta competição.  O base argentino Pancho Jasen (14.2 pontos) é o líder desta equipa que tem em Nik Caner-Medley (12.2 pontos e 6.2 ressaltos) e German Gabriel (10.8 pontos e 4.2 ressaltos) os seus jogadores mais perigosos. O Pepsi Caserta tem pago, na Liga Italiana, o facto de ter um plantel curto para disputar tantos jogos, mas dispões de um cinco inicial de grande qualidade. Fábio di Bella (15.8 pontos) é o mais eficaz de uma equipa que dispõe de Ebi Ere (13.8 pontos) e Jumaine Jones (11 pontos e 8.5 ressaltos) como referências de lançamento e luta nas tabelas.

Grupo L

Doniatas Montiejunas
Este grupo tem a curiosidade de colocar frente-a-frente as duas únicas equipas que fizeram uma caminhada invicta na primeira fase.
Uma delas é o Alba Berlim, finalista da Eurocup na época passada, que volta este ano a apresentar condições de lutar pelo título. Muita qualidade neste plantel, onde Julius Jenkins (10.2 pontos e 3.4 assistências) e Immanuel McElroy (10.8 pontos e 2.2 assistências) lideram o jogo, Marko Marinovic (10 pontos e 3 assistências) chegou de Valência para tentar repetir uma vitória na Eurocup e Tadija Dragicevic (11.6 pontos e 5.8 ressaltos) se evidencia na luta das tabelas. O conjunto alemão dispõe de muita qualidade e apresenta uma rotação de 11 jogadores, o que poderá fazer a diferença. A outra equipa invicta é o Benetton Treviso, que tem passado muito mal na Liga Italiana, mas é uma das grandes equipas das competições europeias deste ano. Stefan Markovic (5.1 assistências) é a fonte de alimentação de um conjunto que tem Devin Smith (12.8 pontos e 5.4 ressaltos) como principal lançador. O suíço Greg Brunner (7.4 pontos e 7.3 ressaltos) apresenta-se como um gigante no capítulo dos ressaltos e completam a equipa dois jogadores que estão cotados entre os melhores jovens europeus: o poste Donatas Motiejunas (11.9 pontos e 5.1 ressaltos) que todos contam encontrar no próximo Draft da NBA e o lançador Alessandro Gentile (9 pontos), de apenas 18 anos.
Os gregos do Panellinios renovaram o seu plantel quase por completo para a nova temporada, depois dos bons resultados obtidos na Eurocup (presença na Final Four) e pagam agora o preço dessa renovação. Com apenas 3 vitórias em 13 jogos na Liga Grega, conseguiram o apuramento para a segunda fase com um conjunto que vai aprendendo a jogar junto.  Maurice Bailey (11 pontos) tem-se cotado como o jogador mais valioso, numa equipa onde Emmanouil Papamakarios (8.2 pontos e 2.6 assistências) e Joseph Krabbenhoft (9 pontos e 6.8 ressaltos) também merecem alguma atenção. Não se espera, no entanto, que os gregos superem os espanhóis do Cajasol, também eles com problemas na Liga ACB. Paul Davis (10.7 pontos e 4.5 ressaltos) tem sido o bombeiro de serviço nas últimas semanas, ainda que Txemi Urtasun (14.2 pontos) e Tarik Kirksay(11.8 pontos e 5.5 ressaltos) se tenham cotado como os jogadores mais concretizadores da primeira fase. Na equipa de Sevilha, as atenções focam-se ainda em Louis Bullock (9.7 pontos), experientíssimo jogador com vários títulos conquistados no Real Madrid, e no jovem Tomas Satoransky (6.5 pontos e 3.5 assistências), que com apenas 19 anos garante já muitos minutos na rotação deste conjunto.

Os dados estão lançados nesta competição que poderemos acompanhar com transmissões em directo na Eurosport 2, disponível em vários pacotes por cabo em território nacional. O primeiro jogo a ser transmitido é o Asefa Estudiantes – CEZ Nymburk , do Grupo K, esta tarde, a partir das 19 horas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário