terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O que esperar da Eurochallenge

Para além do Grupo onde o Benfica marca presença, mais 12 equipas disputarão os restantes seis lugares dos quartos-de-final desta competição.

Grupo I


Miha Zupan
O Spartak de São Petersburgo é o mais forte concorrente deste Grupo, apresentando todas as condições para voltar a vencer uma competição que já ganhou em 2005. Terminando a fase regular com apenas uma derrota, contrataram o base Patrick Beverley, ex- Olympiakos e Miami Heat. Henry Domercant (15.2 ppj e 2.3 apj) é a sua principal figura, juntamente com Dijon Thompson (13.4 ppj e 5.3 rpj) e Miha Zupan (11.3 ppj e 5.3 rpj). Os búlgaros do Lukoil Academic também perderam apenas uma vez na fase regular, tendo no base de Marquette Dominic James (16.7 ppj e 4.5 apj) o seu jogador mais valioso. Mesmo perdendo o poste letão Kaspars Kambala, o Lukoil contratou o croata Bruno Sundov (2.21m, 30 anos) e tem a ambição natural de alcançar um lugar na Final Four.
As outras duas equipas são os israelitas do Maccabi Haifa e do Barak Netanya. Ambas estão nos lugares mais baixos da Ligat HaAl. O Maccabi tem no Rookie do Ano da ACC em 2009,  Sylven Landesberg (14 ppj e 2.3 apj), o seu melhor jogador, com apenas 20 anos de idade. Contrataram ainda Germaine Jackson (base de  34 anos com experiência na NBA) para adicionar alguma profundidade ao seu banco. Em Netanya, Adrian Banks (21.3 ppj e 4.3 rpj) é o homem para ter em atenção. O base nascido em 1986 é o líder da equipa e foi o melhor atirador da fase regular.

Grupo H

Os eslovenos do Krka têm que ser os favoritos neste grupo. São uma equipa de topo na Liga Adriática, têm um plantel muito equilibrado e uma excelente mistura de experiência e juventude. Os melhores jogadores são o base Goran Ikonic (13.3 ppj) e o poste Christopher Booker (13.2 ppj e 8.2 rpj). O clube turco Pinar Karsiyaka demonstrou na fase regular quão forte pode ser, como tem provado na liga turca esta temporada. O Poste Jovo Stanojevic (14 ppj e 5 rpj), e as esperanças Furkan Aldemir (11.3 ppj e 11.7 rpj - 19 anos de idade) e Birkan Batuk (20 anos de idade) são os homens a ter em conta, nesta equipa que tem vindo a crescer. A Bélgica tem duas equipas neste grupo. O Dexia Mons deverá ser o mais forte, com Ron Lewis (17 ppj) como estrela. Os  Antwerp Giants deverão ser os  últimos neste grupo, mesmo que Bryan Hopkins (18 ppj e 2.4 apj) tenha a capacidade de ganhar jogos com lançamentos da linha dos 6.75m.


Grupo L

Miro Bilan
O Lokomotiv Kuban está na luta para ser a quarta maior equipa da Rússia. Para chegar a esse nível, deverão mostrar as suas forças no EuroChallenge. Os macedónios Michael Wilkinson (15.5 ppj e 5.2 rpj) e Jeremiah Massey (12.8 ppj e 9.2 rpj) trazem liderança para um grupo onde a experiência é a principal força. O BK Prostejov representa o  crescimento de basquetebol checo, liderando o campeonato nacional. O base lituano Benas Veikalas (15.5 ppj e 2.3 apj) e Kyle Landry (13.8 ppj e 10.8 rpj) são dois jogadores muito interessantes, numa equipa que contratou o  internacional esloveno Zeljko Zagorac, para enfrentar a fase decisiva da competição. O  KK Zadar não tem tido muito sucesso na Liga Adriática, mas são uma equipa que todos querem seguir, porque têm no seu conjunto alguns valiosos jovens croatas, como Miro Bilan (2.11m / poste) e Pavle Marcinkovic (1.97m / base). O jogador mais valioso é Brandon Brown (11.2 ppj e 6.2 rpj), com experiência nas ligas polaca e italiana. O BC Oostende da Bélgica teve uma fase regular surpreendentemente boa e poderá continuar sua série de vitórias no Top 16. O  experiente conjunto  tem em Matt Lojeski (14.8 ppj e 5.2 rpj) e Darrel Mitchell (11.7 ppj e 3.8 apj) os seus bases, liderando uma equipa que não será fácil de defrontar.

Sem comentários:

Enviar um comentário