domingo, 13 de fevereiro de 2011

1º de Agosto conquista o Campo Pequeno

Grande vitória do basquetebol, numa fantástica exibição da equipa angolana que bateu o Porto por 96-87.

O 1º de Agosto sabia que tinha nas mãos a possibilidade de conquistar a Supertaça Compal e entrou em campo tentando não cometer erros. Moncho Lopez chamava José Costa para a titularidade e conseguia assim uma maior constância na liderança da sua equipa em campo. O jogo começou muito equilibrado, mas ao longo do primeiro período, o Porto conseguiu tomar a dianteira. Ainda assim, o 1º de Agosto não permitia que os Dragões se distanciassem e o primeiro período terminou com 26-25 favorável aos portugueses.

No início do segundo período, os militares tomaram de novo a dianteira, com Mário Correia e Kikas a sacrificarem-se pela equipa. Greg Stempin fazia a terceira falta, frente a um Ambrósio muito difícil de parar, e os angolanos distanciavam-se no marcador, tornando cada vez mais evidente o caminho que o jogo levava. O Pavilhão, onde o público era maioritariamente afecto aos angolanos, festejava cada ponto de forma muito efusiva. Os angolanos estavam decididamente na liderança com 56-38 ao intervalo e Felizardo Ambrósio lançava-se na corrida de MVP com 21 pontos só na primeira metade.

O terceiro período confirmou a superioridade angolana. Com o Porto a demonstrar mais acerto na suas acções ofensivas, o resultado ia avolumando-se com os angolanos a darem espectáculo, fosse em acções interiores, fossem no lançamento de longe. A equipa portuguesa também contribuía para o bom espectáculo, com Greg Stempin a sobressair entre os azuis. Ainda assim, o 1º de Agosto continuava a liderar por 72-61.

O quarto período trouxe um Porto mais aguerrido, mas ao passarem dois minutos, e após ter marcado um triplo na cara de Hélder Ortet, Miguel Miranda caiu mal e saiu de jogo com um entorse. O Porto ficava ainda mais fragilizado em termos físicos, recorrendo à velocidade e a uma apurada escolha de lançamento para se ir aproximando dos angolanos. Felizardo Ambrósio, perante a ameaça, ia mostrando a variedade das suas ferramentas, revelando acerto também no lançamento exterior, enquanto Kikas se mostrava dominador na luta dos ressaltos.

O 1º de Agosto mostrava ser a equipa mais forte daquelas que estiveram presentes no Campo Pequeno. Felizardo Ambrósio (31 pontos, 12 ressaltos) foi o MVP do jogo, contando com grandes exibições de Kikas (22 pontos, 14 ressaltos) e Armando Costa (8 pontos, 7 assistências). Do lado dos Dragões, Greg Stempin (25 pontos, 6 ressaltos) e Nuno Marçal (18 pontos, 5 ressaltos) foram os melhores, numa equipa que deu tudo por tudo nesta experiência contra adversários muito mais cotados. 

Sem comentários:

Enviar um comentário