segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Barcelos isola-se na Proliga

Barcelos - Galitos (Foto de Cláudio Gomes)

Batendo no seu recinto a equipa do Galitos, os minhotos são agora líderes isolados de um campeonato onde a Física se juntou aos barreirenses no segundo lugar.

Jogo grande da 13ª jornada na Escola Secundária de Barcelos, onde a equipa local levou de vencida outro dos grandes favoritos da Proliga. No entanto, foi o Galitos quem entrou melhor no jogo. Dominando todo o primeiro período e resistindo muito bem à reacção barcelense, a equipa do Barreiro parecia disposta a fazer surpresa. No entanto, o terceiro período foi decisivo para a mudança de rumo da partida. Com um parcial de 23-7, o Barcelos ficou com 14 pontos de vantagem para gerir no dez minutos finais, o que acabou por fazer sem grandes problemas. Nuno Pedroso (18 pontos, 11 ressaltos) foi o homem da partida, contando com a inspiração de Carlos Fechas (10 assistências) e João Moreira (17 pontos). Do lado do Galitos, Michael Pilgrim (15 pontos, 11 ressaltos) conseguiu um duplo-duplo, numa equipa em que o desacerto no lançamento exterior (1 em 13 na linha dos 6,75m) terá sido uma das razões principais da derrota.

Em Torres Vedras, apesar de uma inferioridade notória no capítulo dos ressaltos, a Física parecia ter garantido na primeira parte uma vitória que, como se veria depois, o CD Póvoa acabou por tornar bem mais complicada. Com a dupla Nuno Oliveira (15 pontos, 6 assistências) e George Ehiagwina (12 pontos, 15 ressaltos) em plano de evidência, os poveiros fizeram uma recuperação fantástica no terceiro período e ameaçaram surpreender uma Física bem mais experiente, mas muito individualista. Ainda assim, a boa exibição de Ricardo Rodrigues (10 pontos, 3 assistências) e dois lançamentos triplos de Alexandre Catarino (8 pontos), acabaram por permitir novo distanciamento à equipa torreense.  Braima Freire (16 pontos) acabou por ser o jogador mais valioso. Nota ainda para a presença no pavilhão de José Abrantes. O treinador que começou a época à frente da Física, apresenta-se confiante na sua recuperação, tendo transmitido ao Planeta Basket que, “apesar de ainda precisar de fazer mais uma operação, o pior já passou”. Os jogadores não ficaram indiferentes à visita do seu anterior timoneiro, chamando-o ao centro do campo para partilhar entre eles o grito da vitória.

A jornada ficou completa com dois encontros muito importantes na luta pela manutenção. O Algés bateu o Guifões no prolongamento, num jogo onde se destacou Sérgio Correia (31 pontos, 8 ressaltos) e onde o reforço Silvester Spicer (23 pontos, 9 ressaltos) reafirmou as suas qualidades. O Maia Basket derrotou o Seixal, que parece cada vez mais condenado à descida. José Gomes (15 pontos) e André Dara (11 pontos, 10 ressaltos) sobressaíram numa equipa onde seis jogadores marcaram nos dois dígitos, enquanto os seixalenses continuam dependentes de Tomás Rodriguez (29 pontos) e Tiago Magalhães (10 pontos, 14 ressaltos).

Resultados

Barcelos Hotel Terço – Galitos /Tley 68-56
Física – Póvoa /Monte Adriano 67-60
Algés – Guifões 86-81 (após prolongamento)
Maia Basket – Seixal 81-70

Classificação

11v-2d: Barcelos Hotel Terço
10v-3d: Galitos/Tley e Física de Torres
9v-4d: Aliança Sangalhos e Angra Basket
7v-6d: Fórum Terceira Basket
6v-7d: Póvoa /Monte Adriano
5v-8d: Eléctrico
4v-9d: Guifões e Maia Basket
3v-10d: Algés
0v-13d: Seixal 

Sem comentários:

Enviar um comentário