terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Equilíbrio em liga dividida

Começou a segunda volta da Proliga, prova onde o equilíbrio continua a ser nota dominante. Barcelos e Galitos seguem na frente.

Cinco equipas a lutar pelo primeiro lugar, outras cinco a lutar por três lugares do Playoff. É assim que está a Proliga, agora que começou a segunda volta da competição. Durante este fim-de-semana, disputaram-se oito encontros, referentes a duas jornadas.


12ª Jornada

Física de Torres – Guifões 77-62
Algés – Póvoa/Monte Adriano 59-65
Fórum Terceira – Eléctrico 80-70
Barcelos / Hotel Terço – Seixal 72-63
Angrabasket – Aliança Sangalhos 77-75
Maia Basket – Galitos /Tley 61-69

O Barcelos, que venceu na semana passada a Taça Federação Proliga, recebeu e venceu um Seixal que continua sem vencer nesta prova. No entanto, a equipa da Margem Sul apresentou como novidade o espanhol Tomás Rodríguez (30 pontos, 8 ressaltos), que aos 38 anos foi responsável por quase metade dos pontos da sua equipa. Outro jogador em evidência foi Tiago Magalhães (13 pontos, 15 ressaltos), autor de um duplo-duplo. Ainda assim, a equipa da casa foi sempre superior, contando com a inspiração de Pedro Silva (24 pontos e 22 ressaltos), Nuno Pedroso (22 pontos e 6 ressaltos) e João Moreira (11 pontos e 10 ressaltos).

O Galitos viajou até à Maia e disputou uma partida tranquila, permitindo apenas um último período de algum destaque à equipa maiata. Malcolm Thomas (25 pontos e 7 ressaltos) foi a figura, numa equipa que aproveitou para rodar grande parte dos seus atletas. Na equipa da casa, o destaque vai para o duplo-duplo de  João Diamantino (12 pontos e 11 ressaltos) e para os 16 pontos de Daniel Correia.

No jogo mais aguardado desta ronda, o Aliança Sangalhos provou o sabor da derrota às mãos do Angrabasket. Num jogo onde as duas equipas andaram sempre por perto no marcador, o Angra distanciou-se nos minutos finais, mas ainda a tempo de João Carmo tentar uma reviravolta com um triplo, infelizmente  sem sucesso para a equipa da Bairrada. Na equipa do Angra, quatro jogadores contabilizaram mais de 10 pontos, sendo Terrence Mack (12 pontos e 12 ressaltos) o mais valorizado. Do lado do Sangalhos, Nuno Bizarro (30 pontos e 6 ressaltos) foi quem esteve em maior evidência.

Em Torres Vedras, a Física dominou o Guifões num jogo nem sempre bem jogado. Numa equipa já desfalcada, Miguel Salvador (11 pontos) acabou expulso durante o terceiro período, mas a equipa nortenha nunca mostrou argumentos para perigar a superioridade do adversário. Anastácio Sami(19 pontos e 7 ressaltos) e Amadeu Cordeiro (14 pontos e 5 ressaltos) foram os melhores entre os homens de Torres Vedras. Do lado do Guifões, Miguel Faria (16 pontos) acabou por ser o melhor marcador.

Imagens desta partida:




Nos restantes jogos desta jornada, destaque para o duplo-duplo de Durell Nevels (12 pontos e 15 ressaltos) e para os 27 pontos de Nate Bowie no Fórum Terceira – Eléctrico, bem como para a excelente exibição de Anthony Oha (26 pontos e 7 ressaltos) no Algés – Póvoa.

13ª Jornada

Fórum Terceira – Aliança Sangalhos 77-72
Angrabasket – Eléctrico 81-86

Fim-de-semana negro para o Sangalhos nos Açores. Depois da derrota frente ao Angra, no sábado, domingo foi dia de perder contra o Fórum Terceira. A equipa da Bairrada até começou melhor no jogo, mas a reacção dos açorianos deitou por terra as aspirações da equipa de Francisco Gradeço, que não teve quem lutasse contra um Terceira muito mais forte nas tabelas. Durell Nevels (16 pontos e 20 ressaltos), Nate Bowie (26 pontos e 5 assistências) e Diogo Gonçalves (17 pontos e 10 ressaltos) foram os atletas em evidência do lado dos açorianos. No Sangalhos, João Carmo e Emanuel Silva concretizaram 14 pontos cada um.

O Eléctrico, que esta temporada tem desiludido quem esperava ver a equipa de Ponte de Sôr lutar pelos lugares cimeiros da Proliga, fez sensação ao derrotar o Angrabasket, para mais encontrando-se a perder por 15 pontos ao intervalo. A equipa de Andry Melnychuk conseguiu recuperar da desvantagem e levou o encontro para prolongamento, onde acabou por se superiorizar aos homens da casa. Terrence Mack (23 pontos e 12 ressaltos) e Alexander Kravtsov (15 pontos e 11 ressaltos) não chegaram para uma equipa de Ponte de Sôr onde Denis Neves (23 pontos), João Lanzinha (18 pontos), Tiago Brito (18 pontos) e Jorge Afonso (13 pontos) estiveram em dia de acerto.

Classificação

10v-2d: Barcelos/Hotel Terço e Galitos/Tley
9v-4d: Aliança Sangalhos e Angrabasket
9v-3d: Física de Torres
7v-6d: Fórum Terceira
6v-6d: Póvoa/Monte Adriano
5v-8d: Eléctrico
4v-8d: Guifões
3v-9d: Maia Basket
2v-10d: Algés
0v-12d: Seixal 

Sem comentários:

Enviar um comentário