sábado, 19 de fevereiro de 2011

Semana do Basquetebol Canadiano

O Planeta Basket atravessa o Oceano Atlântico e vai até ao Canadá para conhecer como se desenvolve o basquetebol nesse país da América do Norte.
O Canadá é segundo maior pais do mundo em termos de território, quase cem vezes maior do que Portugal. Em todo o país existem duas línguas oficiais, o francês e o inglês, e o número de habitantes  está perto dos 34 milhões, mais ou menos 3,5 vezes mais do que Portugal.
 As primeiras coisas que nos chegarão à ideia, quando pensamos no Canadá e no basquetebol deste pais, são os Toronto Raptors, Steve Nash, Joel Anthony  e, provavelmente, alguns dos nossos leitores lembrar-se-ão do antigo jogador do LA Lakers e selecção canadiana Rick Fox . Ou seja, todas as recordações apontam para a NBA. Mas neste pais existe basquetebol de formação, e de que maneira.
Decidimos fazer um paralelo entre basquetebol profissional e o minibasquete no Canadá. Para tal, temos exclusivas entrevistas com Maurizio Gherardini, Vice-Presidentes dos Toronto Raptors , e com Ron Yeung, responsável na Federação Canadiana pelo projecto de basquetebol para crianças.
Vamos falar sobre  a famosa programa de captação de crianças (e pais), que conta com manual de treinadores para minibasquete com mais de 200 paginas, construído à volta da  estrela da NBA, Steve Nash.
Sabemos perfeitamente que as realidades são diferentes, mas objectivo é trazer para os nossos leitores algumas ideias que podem utilizar no seu dia a dia em Portugal. Se conseguirmos enriquecer-vos um pouco que seja, então todo esforço valeu a pena.
Chegamos ao essencial, para vos envolver!
Não perca a semana dedicada ao basquetebol Canadiano só aqui, no Planeta Basket!

Sem comentários:

Enviar um comentário