quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Um intervalo para a Europa

Depois de mais um desaire em Olhão, o Sporting quer aproveitar a Liga Europa para voltar aos resultados positivos. O adversário é um velho conhecido: os escoceses do Glasgow Rangers.

Aprender 2008

Não foi assim há tanto tempo. No dia 10 de Abril de 2008, o Sporting recebia em casa a equipa escocesa, na segunda-mão dos quartos-de-final da anteriormente denominada Taça Uefa. Os verde e brancos vinham de um empate a zero na Escócia e tinham grande confiança no apuramento. No entanto, uma equipa do Rangers muito pouco britânica, soube enlear o Sporting num esquema defensivo e aproveitar as oportunidades de contra-ataque para fazer a diferença. Se há uma coisa que o actual grupo sportinguista pode ganhar com o visionamento do vídeo deste jogo, é que, na Europa, qualquer deslize pode ser fatal. Assim, não será de estranhar que Paulo Sérgio mantenha isso presente na mente dos seus atletas.

Da equipa que defrontou os Rangers nessa noite de há três anos, mantém-se no grupo seis atletas, dos quais só Rui Patrício parece ter a titularidade assegurada para a próxima quinta-feira. Neste momento, o jovem guarda-redes internacional é mesmo a principal referência do Sporting, sendo também o activo mais valioso de um conjunto de promessas que não têm conseguido a sua total afirmação. Ainda assim, na presente temporada, a Liga Europa tem sido sinónimo de acerto para os leões.  O Sporting é uma das melhores equipas nesta competição, conseguindo o apuramento para os 1/16 de final com alguma facilidade.

Objectivos altos

Apesar dos problemas revelados pela equipa na deslocação a Olhão, o Sporting mantém objectivos bem ambiciosos para as competições europeias. Um bom resultado nesta eliminatória frente aos escoceses poderia ajudar a equipa a recuperar o ânimo, mesmo sabendo que entre as duas metades da eliminatória há um dérbi lisboeta frente ao Benfica. Para que isso possa acontecer, o primeiro objectivo é voltar de Glasgow sem golos sofridos. Apesar de Torsiglieri não ter cometido erros frente ao Olhanense, o mais certo é vermos recuperada a dupla Daniel Carriço – Anderson Polga no centro da defesa. João Pereira e Evaldo ocupar-se-ão das alas, estancando-se a zona intermediária com a presença de Pedro Mendes, André Santos e Maniche.

As dúvidas estão assim focadas nos companheiros de ataque de Hélder Postiga, que cimentou a sua importância na era pós-Liedson entre os homens de Alvalade. Vukcevic saiu ao intervalo em Olhão e poderá ter perdido algum crédito junto ao seu técnico. A questão será saber se Paulo Sérgio pode abdicar do montenegrino, já que Valdés ficará de fora por lesão.  Poderá acontecer a estreia na equipa titular do brasileiro Cristiano, ou até mesmo ser Matías Fernandez a merecer uma oportunidade. Fica assim em aberto a possibilidade do Sporting alterar o seu esquema, podendo a equipa assentar o seu meio-campo numa táctica de 2 + 3, deixando Postiga como referência solitária da frente de ataque.

A força dos protestantes

Apesar de estar em segundo lugar na Liga Escocesa, o Rangers deu um espectáculo de ataque frente ao Motherwell no fim-de-semana passado. A principal força da equipa orientada por Walter Smith está na sua linha ofensiva, ainda que Nikola Jelavic, autor de um hattrick neste último jogo, não esteja disponível nos jogos das competições europeias. Assim será de esperar uma dupla composta por El-Hadji Diouf e David Healy, com Vladimir Weiss e Maurice Edu a apresentarem-se como os principais municiadores.

Por outro lado, a equipa escocesa também tem as suas fragilidades. Aquela que melhor poderá ser aproveitada pelos leões é a defesa do adversário, onde Bougherra e David Weir compõem a dupla de centrais mais dura de rins desta competição. Saber como aproveitar os espaços criados entre estes dois esforçados defesas poderá, muito bem, ser a chave do jogo da próxima quinta-feira. 

Sem comentários:

Enviar um comentário