segunda-feira, 28 de março de 2011

Federação anuncia alterações

A Federação Portuguesa de Basquetebol anunciou alterações no regulamento de inscrição de atletas estrangeiros.

Segundo o comunicado 206, datado de 18 de Março de 2011, a FPB aprovou alterações quanto à elegibilidade de jogadores não portugueses. Assim, no artigo 184 do Regulamento de Provas, passam a ser  considerados jogadores nacionais, “aqueles que tenham a nacionalidade de um país da União Europeia ou de países com os quais o Estado Português ou a União Europeia tenham acordo de cooperação ou reciprocidade.”

Com esta alteração, ficam abertas as portas para que jogadores comunitários possam ser inscritos nas várias provas nacionais, facto que vinha a ser reclamado por diversos clubes (veja-se o caso da atleta espanhola Beatriz Gonzalez, residente em Portugal e impedida de jogar no Carnide Clube desde 2008).

Para além do mais, o anterior regulamento entrava em conflito com as leis da União Europeia, sendo que a mesma vinha procedendo ao envio de avisos para as Federações que mantêm limitações para atletas comunitários, facto que tem originado muita discussão no país vizinho.

Restará agora saber quais as consequências, a nível competitivo, da alteração do regulamento, ainda que seja pouco expectável assistir a grandes alterações até ao final da presente temporada. No entanto, no momento de começar a construir plantéis para a nova época, voltará a ganhar importância deter um profundo conhecimento de jogadores europeus que possam vir a jogar em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário