quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A 3ª Divisão - Séries A, B, C e D



Bem nos fundos do baú do futebol nacional português reside o Campeonato Nacional da 3ª Divisão que continua a animar, semanalmente, milhares de pessoas por todo o país. São histórias de grandes rivalidades entre vizinhos, jovens cheios de sonhos de um dia chegarem a ser alguém no futebol, velhas glórias que, por uma razão ou outra, continuam a correr atrás da bola em campos onde o público está mais perto das linhas (algumas vezes, até dentro de campo!).

São oito séries, oito pequenos campeonatos de emoção e desilusão. No final, duas equipas de cada série atinge a glória de subir de divisão, enquanto três delas caem para as divisões distritais. Deitamos agora um olhar para as séries de A a D.

Série A

Depois de no ano passado ter ficado a apenas um ponto da subida, o Vianense reforçou-se para atacar o objectivo uma vez mais. O Bragança, mais experiente, e o Esposende poderão fazer-lhe frente, para além da possibilidade do Fão (provavelmente a equipa mais internacional desta 3ª divisão, como jogadores oriundos da Lituânia, Rússia, Inglaterra, França, Guiné-Bissau…) se colocar como candidato a uma surpresa.

Velhos conhecidos: Luís Coentrão (Vianense) e Pinho (Marinhas)

Série B

Série muito equilibrada onde a principal nota é para o regresso aos campeonatos nacionais de clubes históricos como o Infesta, o Vila Real e o Sporting de Lamego. Os dois primeiros poderão ter a tentação de continuar a subir, mas irão encontrar resistência de equipas como o Sousense ou o Leça, que farão valer os seus atributos numa série em que haverá incerteza até ao final.

Velhos conhecidos: Hélder Calviño (Vila Meã), Filipe Cândido (Sousense), Beaud (Sp.Lamego), Paulo Pereira (Leça) e Schuster (Vila Real)

Série C

Um clube grande (Académico de Viseu), dois clubes a tentar renascer das cinzas (Sanjoanense e Oliveira do Hospital) e um candidato a surpresa (Avanca). Campos pequenos e frios, com adeptos prontos a roer qualquer osso que lhes apareça pela frente. A Série C não é para meninos e os nomes grandes terão sempre que se medir com pequenos e complicados adversários. Mas o Viseu é mesmo o principal favorito.

Velhos conhecidos: Augusto, Luís Vouzela e Bacari (Ac.Viseu) e Marco Abreu (Avanca)

Série D

Os despromovidos Sporting de Pombal e Pampilhosa parecem partir um passo à frente dos restantes concorrentes nesta série. Sourense e Riachense são duas equipas tradicionalmente difíceis, sendo de esperar algo mais do Tocha e do Marinhense, depois de no ano passado não terem conseguido terminar no grupo da frente. De resto, históricos como o Benfica de Castelo Branco, Peniche ou Ginásio de Alcobaça podem sempre surpreender.

Velhos conhecidos: Graça (B.C.Branco), Pedro Duarte (Marinhense), Sérgio Grilo (Pampilhosa), Inzaghi (Peniche) e Fernando (Tocha)

Sem comentários:

Enviar um comentário