sábado, 20 de agosto de 2011

O Patinho Feio do Eurobasket


Percebeu-se pelos comentários que correram durante os jogos da Fase Adicional de Qualificação: as duas últimas selecções a serem apuradas para o Eurobasket 2011 não vão ter a simpatia de ninguém.  Toda a gente olha a Finlândia e Portugal como dois parentes pobres do basquetebol europeu que se juntam à festa dos ricos sem terem sido convidados, e se a Finlândia ainda apresenta algumas caras conhecidas, Portugal e o seu conjunto de velhos lobos liderados pela raposa Mário Palma não farão nada para ganhar o prémio simpatia.

Mário Palma disse-o após o jogo onde o apuramento foi confirmado, na Hungria. “Somos uma das melhores selecções europeias a defender”. Talvez os jogos de Portugal não sejam bonitos de se ver. Filipe da Silva ou Miguel Minhava a marcar um ritmo de jogo necessariamente lento, Carlos Andrade, João Santos e Miguel Miranda a aproveitar todos os pequenos espaços para marcar de três, Élvis Évora a impor o seu peso dentro da área restritiva. Na defesa, todos eles fazem os possíveis e impossíveis para evitar a concretização adversária.

Para além disso, outros nomes terão peso nesta equipa. António Tavares, um base muito criativo e com excelente lançamento exterior, e Paulo Cunha, um extremo muito lutador, causarão problemas a qualquer adversário que não esteja 100% concentrado dentro do campo. Cláudio Fonseca parece ser a melhor alternativa para o lugar de poste, mas não se espantem de ver Portugal jogar sem qualquer referência interior, abrindo o jogo até ao limite, para conseguir encontrar opções exteriores.

Tudo isto não seria possível sem Mário Palma. O experientíssimo treinador recusa os louros e talvez seja o menos entusiasmado do grupo com esta presença no Europeu, preferindo focalizar-se, desde já, no que será necessário ser feito para que Portugal tenha hipóteses de chegar à segunda fase. Não será um objectivo acessível, mas os adversários que se cuidem. Portugal vai querer ser o osso mais duro de roer na grande mesa lituana. 

Sem comentários:

Enviar um comentário