quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A 3ª Divisão - Séries E, F, Madeira e Açores



Depois da viagem pelas séries geograficamente colocadas no Norte e Centro de Portugal continental, olhamos agora para o Sul e Ilhas. Nomes históricos, descendentes de craques, antigos craques a caminho da reforma, treinadores em projecto, encontra-se de tudo um pouco neste brilhante campeonato.

Aqui está o nosso photomaton das séries E, F, Madeira e Açores:

Série E

Tradicionalmente uma das séries mais difíceis da 3ª Divisão por agrupar equipas das Associações de Lisboa e Setúbal. À partida, muitos favoritos. Os despromovidos Casa Pia, Real Massamá e Eléctrico, o Sintrense, que se reforçou em experiência, e o Sacavenense, que na época passada esteve na luta pela subida.  Muita atenção, no entanto, ao Pêro Pinheiro. Patrocinado pela Janotas & Simões, que há pouco tempo colocou o Igreja Nova na 2ª Divisão, os campeões distritais de Lisboa terão poder de fogo para estar nos lugares. Restam ainda históricos como o Elvas, o Futebol Benfica e o regressado Montijo (que agora se chama Olímpico e é treinado por Fernando Mendes) para animar uma série sobre a qual deverá cair a nossa atenção.

Velhos Conhecidos: Glaedson (Elvas), Tiago Lemos e Paulo Sérgio (Sintrense), Paulo Graça e Gisvi (O. Montijo), Jorge Cordeiro e Nuno Abreu (Oeiras)

Radar Jovem: Rui Janota (Pêro Pinheiro) e dois descendentes de famílias do futebol nacional, Cláudio Futre (O. Montijo) e Martim Águas (Casa Pia). Atenção especial a Martim. O pai, Rui, também começou por baixo e chegou ao topo. Poderá este jovem avançado repetir a façanha no Séc. XXI?

Série F

O Farense está de volta à 3ª Divisão e quererá regressar rapidamente ao escalão superior. Para isso terá que superar duas equipas que se reforçaram com vista ao mesmo objectivo, Sesimbra e Fabril do Barreiro. Lagoa, Esp. de Lagos e Pescadores poderão comparecer numa luta onde poderá haver uma equipa alentejana. Habitualmente com menos recursos que os seus opositores, resta sempre alguma esperança que uma equipa do Grande Alentejo possa aparecer tentar correr até aos principais escalões do nosso futebol.

Velhos conhecidos: Caniggia (Farense), Catarino (Fabril), Ricardo Aires (Pescadores) e Manuel do Carmo (Redondense).

Radar Jovem: O guarda-redes do Olhanense emprestado ao Quarteirense, Leandro Turossi, é uma das promessas a evoluir neste campeonato. Na mesma equipa, e para quem gosta de “pinheiros”, Nicola Zugic, com apenas 21 anos e mais de 2 metros de altura.

Série Madeira

Depois de uma razia na época passada, com três equipas da ilha a caírem da 2ª Divisão (Caniçal, Andorinha e Pontassolense), e de algum desinvestimento em jogadores chegados do continente (a Série Madeira veio trazer o realismo aos clubes locais), espera-se algum equilíbrio numa série onde o Portosantense parece ser o clube com mais condições para terminar em primeiro lugar. As equipas que desceram terão, claro, uma palavra a dizer, embora o Pontassolense pareça ser quem tenha mais estrutura para se atirar a um regresso ao escalão superior. Atenção para o clube com um dos melhores nomes da 3ªDivisão, o Bairro da Argentina. Para os curiosos, sim, equipam como a selecção celeste!

Velho conhecido: Agrela (Pontassolense)

Série Açores

O Praiense não quererá ficar muito tempo neste campeonato ignorado por quase todo o país, onde dez bravas equipas se enfrentam entre si (e alguns fenómenos naturais) para que apenas uma delas ganhe um bilhete para a 2ª Divisão. A equipa da Praia da Vitória reforçou-se para evitar o destino de dois anjos caídos do futebol açoriano, União Micaelense e Lusitânia. À partida serão estes os dois principais adversários dos despromovidos, ainda que Santiago e Boavista de São Mateus queiram repetir as boas campanhas da época passada.

Velhos conhecidos: Mamadi (Lusitânia) e Seninho (Guadalupe).

Sem comentários:

Enviar um comentário