segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A oportunidade do Gana

A Taça das Nações Africanas foi berço de surpresas nas primeiras partidas e, esta noite, Marrocos e Tunísia entram em campo para disputar um clássico do futebol africano. Quem começará melhor?

No duelo do Norte de África, é muito difícil antecipar vencedores. Mais do que duas equipas, é uma longa tradição de disputa pelo cetro do futebol magrebino que entra hoje em campo.

Com algumas das históricas equipas fora da competição, esta é a grande oportunidade para o Gana voltar a saborear a vitória na Taça das Nações Africanas, algo que não consegue desde 1982. Para começar, há que bater o desconhecido Botsuana.

A equipa ganesa deverá ser uma das mais reconhecidas desta CAN. Não só grande parte dos seus jogadores evoluem nos principais campeonatos da Europa, como a sua presença nos dois últimos Mundiais tornou estes jogadores figuras do futebol mundial. Isaac Vorsah (suspenso neste primeiro jogo), Sulley Muntari, os irmãos Ayew e Asamoah Gyan, o fabuloso avançado que, infelizmente, deixou a Liga Inglesa para aceitar um contrato milionário do Al Ain dos Emirados Árabes Unidos.

O treinador é Goran Stevanovic, sérvio que, enquanto jogador, passou pela Liga Portuguesa, jogando no Farense, Vitória de Setúbal, Campomaiorense e União da Madeira, nos anos 90. Este é o maior desafio da sua carreira de técnico, passada maioritariamente como adjunto. Desde que substituiu Rajovac, sabe que só conquistando um título poderá superar o mito do seu compatriota, que ficou a um minuto (e uma mão do uruguaio Suárez) de levar, pela primeira vez, uma equipa africana às meias-finais de um Mundial.

O adversário de hoje é um perfeito desconhecido. A equipa do Botsuana faz a sua estreia numa fase final da Taça das Nações Africanas e, até há bem pouco atrás, era uma seleção considerada demasiado frágil. No entanto, com o crescente investimento de empresas no Campeonato local, a seleção das zebras tornou-se capaz de aproveitar o talento de muitos jovens jogadores.

Com uma equipa composta maioritariamente por jogadores de equipas locais, as principais estrelas do Botsuana jogam no campeonato da África do Sul. Aquele em quem se aposta como figura da equipa, Jerome Ramatlhakwane, está presentemente no Vasco da Gama, depois de uma passagem menos bem sucedida pelo Chipre. O avançado marcou cinco golos na fase qualificação, onde esta seleção acabou à frente da Tunísia.

No outro jogo do dia, o Mali tenta reabilitar-se. Sem Diarra nem Kanouté, as suas duas principais figuras dos últimos anos, Alain Giresse aposta em Seydou Keita e Garra Dembelé para serem as referências de uma seleção extremamente jovem. No entanto, terão que bater a Guiné-Conacri na luta por um lugar nos quartos-de-final, uma equipa que continua a ter em Pascal Feidouno um dos maiores craques africanos.

Dois jogos interessantes para acompanhar no dia de hoje da Taça das Nações Africanas, num grupo onde a qualificação poderá ser disputada até à jornada final.

Sem comentários:

Enviar um comentário