quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

CAN 2012: o grupo C foi assim

O Gabão, a jogar em casa, e a Tunísia foram os justos apurados de um grupo onde Marrocos desiludiu uma vez mais. Mas comecemos pelas coisas positivas.

A equipa de Gernot Rohr é a mais convincente da primeira fase da CAN. Três vitórias, frente a adversários complicados como a Tunísia e Marrocos, um futebol atraente, ofensivo, empurrado pelo apoio popular de um país que parou (mesmo, o Presidente decretou feriado os dias de jogo da seleção) para assistir às suas partidas.

Para mais, um bom guarda-redes, Ovono, uma defesa forte e uma frente de ataque onde Aubameyang se destaca como uma das grandes certezas da competição são atributos suficientes para acreditar que poderemos ver esta equipa numa fase adiantada da CAN. Acrescente-se a muita juventude do onze utilizado pelo treinador para ver no Gabão uma força do futuro no futebol africano.

A Tunísia, por seu lado, não é uma equipa atraente ao olhar, mas a sua eficácia deve ser louvada. A qualificação foi garantida logo no primeiro dia, onde frente a um criativo Marrocos, os tunisinos souberam controlar o ritmo do jogo e impôr uma derrota aos seus rivais. Msakni, Khalifa e Dhadouadi têm-se destacado na transição ofensiva, demonstrando que Trabelsi também sabe dispor as suas peças para marcar golos.

Eric Gerets conduziu a desilusão do torneio. Com muita qualidade técnica mas pouco poder de fogo, Marrocos só se pode queixar de si próprio. Perdendo frente à Tunísia naquela que foi a sua melhor exibição, a passividade da equipa frente ao Gabão, ainda que podendo queixar-se da sorte por sofrer um golo ao cair do pano, condenou a seleção do norte de África a uma saída precoce da CAN. Fica, ainda assim, a promessa do treinador belga de voltar já no próximo ano. Isto se lhe permitirem tal crédito.

Finalmente, o Níger fez a sua estreia na CAN sem conseguir nenhum ponto. A equipa havia surpreendido ao qualificar-se e percebe-se porquê. Muita força física, mas pouca qualidade técnica e organização, vale à equipa nigerina uma força da natureza como Moussa Mazzou para fazer alguma mossa nos adversários. Terá que evoluir muito para conseguir ser figura numa competição continental. E voltar a ter a sorte dos adversários serem maus na matemática.


A figura

Pierre Aubameyang

Nascido em França, Aubameyang fez notícia ao ter sido contratado pelo AC Milan quando era ainda muito jovem. No entanto, nunca conseguiu mostrar em campo as razões da sua ida para Itália, tendo sido sucessivamente emprestado a equipas francesas sem também mostrar o tal potencial. No Saint-Etiénne desde há um ano atrás, Aubameyang começou a mostrar, finalmente, poder de fogo, o que tem vindo a ser largamente comprovado na CAN. Conhecido como o Neymar africano, o jovem gabonês é uma peça essencial do sucesso da sua equipa e poderá sair daqui com o seu valor restabelecido.

Sem comentários:

Enviar um comentário