segunda-feira, 16 de abril de 2012

Estes são os maiores da Europa

Bayern de Munique, Real Madrid, Chelsea e Barcelona são os quatro colossos que chegam às meias-finais da Liga dos Campeões, todos com a mesma ambição de reconquistar o maior título do futebol europeu. O que podemos esperar dos quatro jogos que se seguem?

Enquanto Real Madrid e Barcelona estendem a rivalidade vivida na Liga Espanhola à Liga dos Campeões, Bayern de Munique e Chelsea parecem correr por fora, com as suas agendas a marcarem estas duas semanas como uma oportunidade de ouro para captarem a atenção de todos os que seguem o futebol.

Das duas, foi o Bayern de Munique quem reconheceu, mais cedo, o objetivo de atingir a final, que se disputará na sua cidade, no Allianz Arena. A equipa bávara perdeu, definitivamente, a corrida para o título do seu país, depois de uma derrota em Dortmund e um empate caseiro frente ao Mainz, apostando todas as suas fichas na meia-final frente ao Real Madrid de Mourinho. Com Mário Gomez como ponta mais avançada de uma equipa onde brilham Robben, Ribéry e Muller, Jupp Heynckes tentará contrapor ao favoritismo espanhol a solidez do futebol da sua equipa. Uma tarefa nada fácil para um conjunto a quem falta um adversário de peso na caminhada deste ano na Liga dos Campeões.

Para o Real Madrid, a Liga dos Campeões tem sido uma oportunidade para respirar fora da pressão de ter o Barcelona à perna, algo que poderá, ainda assim, redundar numa final contra o seu grande rival. Com uma caminhada quase perfeita na competição, tendo somado vitórias e consentido apenas um empate frente ao CSKA de Moscovo, o Real Madrid terá agora que defrontar um conjunto bastante forte e motivado. José Mourinho estará preparado para uma semana infernal, onde entre jogos da Liga dos Campeões terá que jogar em Nou Camp a pequena vantagem que detém na Liga Espanhola. Se um sucesso nestas três partidas poderá dar, finalmente, o reconhecimento merecido a Mourinho em terras espanholas, uma quebra nesta fase da época poderá ser dramática para o português.

O Barcelona vive a mesma semana infernal do Real Madrid. Mas com condições diferentes. Na Liga Espanhola, depois de ter vencido nos últimos três anos e ter transformado uma desvantagem de dez pontos em quatro, o Barcelona parte como claro favorito frente ao Chelsea, tendo também a obrigação de vencer o Real, no próximo sábado, para manter esperanças na recuperação do título. Pep Guardiola tem tentado retirar alguma pressão de cima do grupo, contando com a magia de Lionel Messi para resolver os jogos mais apertados. Na Liga dos Campeões, apenas o AC Milan, por duas vezes, impediu a vitória catalã, sendo que os ingleses terão que se superar para parar aquela que é, unanimemente, considerada a melhor equipa do mundo.

Finalmente, o Chelsea. Depois uma atribulada primeira metade da temporada com André Villas Boas no comando da equipa, os blues voltaram aos bons resultados com Di Matteo. Conseguindo o apuramento no grupo na última jornada, transformando um 1-3 em Nápoles, nos oitavos de final, num 4-3 final na eliminatória e sobrevivendo a um Benfica que nunca pareceu inferior ao londrinos, a equipa do Chelsea é o convidado surpresa desta festa de campeões. Tendo caído para 6º lugar na Liga Inglesa, a equipa de Di Matteo conseguiu, este fim de semana, uma vitória retumbante por 5-1 frente ao Tottenham nas meias-finais da Taça de Inglaterra, chegando agora ao confronto com o Barça mais confiante do que nunca. Esta encontro é também vivido como uma oportunidade para vingar as meias-finais de 2008/09, quando o Chelsea acabou afastado da final desta competição por um Barcelona muito beneficiado pela arbitragem.

Agora, é de esperar muita emoção e futebol de qualidade, em partidas onde o resultado é incerto. A caminho de Munique e da vitória desejada na Liga dos Campeões.  

Sem comentários:

Enviar um comentário