sexta-feira, 27 de abril de 2012

Hora de fechar contas?


Na Liga Portuguesa, com apenas três jogos para disputar, a Jornada 28 pode marcar o fecho de várias contas em aberto. A questão do título pode ficar já resolvida, enquanto o terceiro lugar e as descidas de divisão poderão também ver fortalecidas as tendências finais. Um olhar pelas discussões em aberto na Liga Zon Sagres.

Amanhã, no Estádio dos Barreiros, o FC Porto jogará cartada decisiva na questão do título. Com quatro pontos de vantagem em relação ao Benfica, a equipa de Vítor Pereira vê o título de muito perto, e apesar desta deslocação encerrar diversas dificuldades, a constância dos azuis e brancos nos últimos encontros promete ser suficiente para um Marítimo que viu fugir o quarto lugar depois de duas derrotas pesadas frente a Nacional e Benfica. Os madeirenses já garantiram o seu lugar europeu e, no Marítimo, o pensamento já está na próxima temporada. Ainda assim, Vítor Pereira não deixa de alertar as suas tropas para a necessidade de manter a concentração no máximo. O objetivo está perto mas ainda precisa de ser cumprido.


Para o Benfica, a viagem a Vila do Conde trata-se, sobretudo, de manter vigilante o seu maior rival. Para conseguir ultrapassar os azuis e brancos, a equipa de Jorge Jesus teria que os ver perder duas partidas nas três que faltam, algo que parece irrealista. Mas, na verdade, aos encarnados não resta outra opção senão conquistar todas as partidas que restam, para manter intacto o seu orgulho e estar disponível para todas as possibilidades. Para o Rio Ave, pontuar poderia colocar a equipa mais perto de assegurar a manutenção, já que o difícil calendário até ao final da prova se mostra capaz de atirar o conjunto de Carlos Brito para uma crise de nervos (no mínimo)!

A vitória do Benfica é também essencial devido ao terceiro lugar. O Braga empatou em Paços de Ferreira mas, com duas partidas em casa, poderá continuar a pressionar as águias até à última jornada. Hoje recebe o Olhanense, equipa que já está descansada no meio da tabela, e o objetivo é ganhar, só ganhar. Até porque, logo atrás, o Sporting, já sem a Liga Europa no pensamento, ainda parece acreditar na possibilidade de chegar a um lugar que lhes dê acesso à Liga dos Campeões. O terceiro lugar parece assim estar pronto a ser a melhor luta deste final de campeonato. O calendário dá claro benefício ao Benfica para terminar em segundo. Entre Braga e Sporting, poderia até esperar-se um frente a frente na última jornada para decidir um lugar na pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Mas será que os leões conseguirão estragar a festa do FC Porto e vencer no Dragão?

No extremo oposto da tabela, cinco equipas tentam escapar à descida de divisão. Confirmando-se a presença do União de Leiria no duelo frente ao Feirense, será necessário avaliar em que condições estarão os jogadores para enfrentar um duelo quase final pela permanência. Tanto mais que, pela frente, terão um Feirense motivado por uma vitória e a possibilidade de ultrapassar a Académica, que jogará, segunda-feira, em Alvalade. Beira-Mar (que joga em Braga) e Rio Ave (que vai a Paços de Ferreira) assistem à distância, sabendo que pontuar significará, sempre, ficar mais próximo do dever cumprido.

Quem fechará as contas a sorrir?

Sem comentários:

Enviar um comentário