quinta-feira, 19 de abril de 2012

Proliga - Quem são os candidatos à subida?

Inicia-se este fim-de-semana o playoff da Proliga, com Algés e Illiabum a partirem na linha da frente para garantir a subida de divisão.

No entanto, depois de uma fase regular onde o equilíbrio foi a nota dominante, as surpresas poderão aparecer num momento em que, mais do que a regularidade, importa o que cada equipa pode dar numa só partida.

Assim, analisamos os quatro encontros dos playoff.

Algés – Sangalhos
A equipa do Algés foi a grande dominadora da competição na fase regular. Existem muito poucas razões para pensar que o mesmo não acontecerá na fase decisiva da Proliga. A equipa dos arredores de Lisboa tem experiência, profundidade e qualidade de jogo para vencer qualquer partida. Curiosamente, o Sangalhos foi uma das duas equipas que conseguiu bater o Algés na fase regular. Mas depois de ter perdido, nas últimas jornadas, a oportunidade de ficar mais acima na classificação, parece difícil acreditar que o Sangalhos venha a repetir tal proeza nos playoffs.

Illiabum – Galitos
Muitos esperavam uma melhor temporada da equipa do Galitos que, no papel, parecia apresentar argumentos que não foi capaz de consolidar durante os jogos. Garantindo os playoffs apenas na última jornada, o sétimo lugar obriga-a a defrontar o Illiabum, equipa que conseguiu garantir um lugar no topo da classificação, mesmo que a recta final da competição tenha trazido algumas derrotas inesperadas. Para o playoff, reforçou-se com mais um jogador (Calvin Clemmons), o que poderá tornar mais difícil bater o conjunto de Ílhavo. O Galitos venceu o Illiabum já este mês e poderá voltar a fazê-lo. Mas em cinco partidas, o Illiabum é favorito ao apuramento.

Angrabasket – Física
Com um cinco muito forte mas pouca profundidade de banco, a equipa do Angrabasket voltou a conseguiu um lugar entre os quatro primeiros da Proliga, mas terá que mostrar melhor condição física do que aquela que levou para a fase final na última época. Encontra um adversário complicado, que não tendo sido regular durante a temporada, tem experiência suficiente para garantir resultados em playoff. Os primeiros dois jogos, disputados nos Açores, serão decisivos para avaliar o que se pode passar nesta eliminatória. Se o Angra não conseguir vencer os dois, poderá estar em maus lençóis para sonhar com as meias-finais.

Oliveirense – Eléctrico
Três vitórias nos últimos três encontros valeram à Oliveirense a vantagem de decidir em casa esta eliminatória. O último encontro foi mesmo contra a equipa de Ponte de Sor, que depois de um excelente campeonato, acaba por ver-se ultrapassada por um conjunto menos regular, mas muito mais forte em termos de valores individuais. A Oliveirense poderá mesmo estar numa das melhores formas da época, tornando-se assim forte candidato a ultrapassar esta primeira ronda e a cotar-se como a equipa com mais possibilidades de entrar na corrida pela promoção, para além dos dois primeiros classificados. Ao Eléctrico, caberá tentar dificultar a vida ao adversário, ainda que o objectivo da época esteja já cumprido.

Esta primeira eliminatória disputa-se entre 21 de Abril e 1 de Maio, com os dois primeiros jogos a serem disputados no pavilhão do melhor classificado, os dois seguintes no do adversário e o jogo decisivo, de novo, no pavilhão da equipa que conseguiu melhor classificação. A primeira equipa a garantir três vitórias consegue o apuramento.

http://www.planetabasket.pt/dev/index.php?option=com_content&view=article&id=14225:quem-sao-os-candidatos-a-subida&catid=76:proliga-noticias&Itemid=202

Sem comentários:

Enviar um comentário