segunda-feira, 23 de abril de 2012

Teremos a final desejada?

Desde o início da temporada que se espera um Barcelona-Real Madrid na final da Liga dos Campeões. No entanto, Chelsea e Bayern de Munique partem em vantagem na 2ª mão das meias-finais. Quem estará na final?

Comecemos pelo inesperado Chelsea, que foi buscar ao baú das memórias um rigor defensivo que há muito não se via em Stramford Bridge, ao qual não será alheio a dupla de centrais composta por John Terry e Gary Cahill atrás de uma linha de quatro médios onde Obi Mikel, Raul Meireles, Ramires e Lampard não cometeram erros. A equipa de Guardiola nunca foi capaz de perfurar esta sólida barreira que se espera ter uma segunda sessão no jogo de amanhã, em Nou Camp.


Também teremos ainda que saber como reagirá a equipa do Barcelona à derrota no El clásico. Pep Guardiola guardou Fabregas e Alexis Sanchez (para além de ter dado alguns minutos de descanso a Xavi) com a clara intenção de os ter a 100% nesta partida. Alexis será uma peça fundamental para baralhar e abrir brechas na defensiva inglesa, mas mais decisivo será perceber qual a colocação de Dani Alves no terreno (tê-lo tão subido como frente ao Real parece retirar-lhe alguma da capacidade de surpreender) e se no lado esquerdo se volta a ter um jogador mais móvel do que o vertical Tello.

As certezas para o jogo de Nou Camp incluem muita posse de bola para os blaugrana, algo que parece estar sobrevalorizado no futebol de Guardiola. No momento em que se vai sentindo menor fulgor de peças essenciais como Xavi e Iniesta, a opção dos catalães passa, sobretudo, por jogar na velocidade e na capacidade de explosão dos seus craques mais jovens. E se nada disto resultar, ainda haverá Messi para levar a equipa à final da Liga dos Campeões. Do lado dos blues, vai-se rezar fechado no último reduto por um milagre em Barcelona.

Nesta última semana também ficamos a saber que a Franck Ribéry não basta estar a ganhar com um golo marcado por si numa meia-final da Liga dos Campeões. Também precisa que os seus colegas o reconheçam como figura principal da equipa, estando disposto a esbofetear outro dos grandes craques do Bayern para o demonstrar ao balneário. O vai transparecer deste acontecimento no jogo de Madrid é o que vamos ver.

O Real parece ter ficado satisfeito com a derrota por 1-2 em Munique, um resultado que deixou tudo em aberto para a segunda mão. Depois disso, a equipa de José Mourinho venceu em Barcelona pela primeira vez desde que o técnico português está no comando, o que só aumenta os níveis de confiança da equipa branca. Jupp Heynckes parece não ter outra opção do que jogar para marcar em Santiago Bernabéu, algo que poderá também facilitar o caminho para o golo do Real Madrid.

Para Mourinho, Benzema, Ozil e Di Maria deverão estar na linha da frente para criar problemas às linhas recuadas dos bávaros, esperando que Arbeloa e Coentrão possam repetir o nível exibicional demonstrado no sábado passado. Mas aquele de quem todos esperam uma solução para a vitória é Cristiano Ronaldo. Ao colocar o Real tão perto do título espanhol, Ronaldo volta a ter fortes probabilidades de ganhar o cetro de melhor jogador mundial. Mas, para tal, precisa de juntar ao título caseiro o título europeu. E ele, mais do ninguém, sabe exatamente qual o caminho a percorrer para lá chegar.

Teremos a final desejada? Amanhã, às 19h45, começaremos a saber.  

Sem comentários:

Enviar um comentário