quarta-feira, 30 de maio de 2012

Haverá uma terceira vez, Espanha?


Campeã Europeia e Mundial em título, a Espanha chega ao Euro 2012 com a possibilidade de ser a primeira equipa a ganhar três grandes competições de seguida. Mas será que “La Roja” tem ainda a frescura e a ambição necessárias para vencer?

Na verdade, a equipa espanhola não tem qualquer segredo para ninguém, e talvez essa seja, por agora, a sua maior fragilidade. O mundo inteiro segue as equipas que servem de base à seleção de Vicente del Bosque, conhecendo-se de cor quem são e como jogam cada um dos jogadores. Por outro lado, um ano intenso na Liga Espanhola, as presenças nas fases adiantadas das competições europeias de dezoito dos vinte e três convocados e, finalmente, o facto de terem ganho já Europeu e Mundial poderá fazer com que a Espanha se apresente cansada nesta competição.


No onze de Del Bosque, Casillas está de pedra e cal na baliza, contando à sua frente com a presença de Sérgio Ramos, Javi Martinez, Piqué e Jordi Alba, muito provavelmente. É também possível que Arbeloa surja no lado direito, desviando Ramos para o centro e Martínez para fora do onze, mas a primeira opção parece garantir maior segurança num setor onde Carles Puyol fará muita falta.

Na intermediárias, Sérgio Busquets e Xabi Alonso seguram a equipa, aparecendo Xavi, Iniesta e David Silva como o trio infernal pronto a desmontar qualquer defensiva que lhe apareça pela frente. Como referência atacante, e na ausência de David Villa, peça fundamental da equipa durante a qualificação (8 jogos e 7 golos), a dúvida volta a surgir na escolha entre um Fernando Torres que parece renascido das cinzas e Fernando Llorente, homem golo do Athletic. Nas opções de del Bosque sobram ainda Fabregas e Mata, dois jogadores com fortes possibilidades de resolver partidas quando forem chamados a jogo.

A equipa espanhola defronta hoje a Coreia do Sul, numa partida onde já poderá contar com todos os elementos, depois de ter batido a Sérvia ainda sem os jogadores de Barcelona, Athletic e Chelsea. Uma boa oportunidade para ver como se vão definindo as ideias do treinador à volta de uma equipa de quem todos esperam o melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário