quarta-feira, 23 de maio de 2012

Libertadores: Inverter tendências


Com o Universidad do Chile a ser a única equipa a ter conseguido um resultado fora que lhe confere a vantagem, a segunda mão dos quartos de final da Libertadores serão uma tentativa de inverter as tendências observadas nas primeiras partidas. Fluminense e Corinthians tentarão o apuramento já hoje.

O clássico brasileiro destes quartos de final, entre Vasco da Gama e Corinthians, terminou empatado a zero na primeira mão, deixando tudo em aberto para o jogo que se disputará, esta noite, em São Paulo. Campeão brasileiro, o Corinthians debate-se com algumas indefinições no seu plantel, sendo que o português Liedson voltou a ficar de fora, por problemas físicos, anunciou o treinador Tite.


Assim sendo, Emerson continuará a ser a aposta da equipa paulista. O avançado, bastante móvel, ainda luta para provar que é uma boa opção como marcador de golos, sendo que terá nova oportunidade no jogo de hoje. Para a equipa corinthiana, o importante é atingir a vitória, já que é esse resultado que lhe vale o apuramento. No entanto, o conjuto de Tite também se preparou para enfrentar o desempate através de grandes penalidades.

Sem surpresas, Cristóvão Borges também preparou a sua equipa para as últimas consequências. O técnico carioca encara esta partida como um teste à maturidade da equipa vascaína, tópico onde até parece levar larga vantagem sobre o seu adversário. É que na equipa do Vasco, Juninho Pernambucano tem sido o maestro. O veterano jogador conta orientar uma linha ofensiva onde sobressaem dois ex-benfiquistas, Diego Souza e Éder Luís, com destino às meias finais, derrotando na Libertadores o conjunto que não conseguiram ultrapassar no Brasileirão do ano passado.

No Rio, o Fluminense terá a árdua tarefa de recuperar de uma derrota em Buenos Aires, frente ao Boca Juniors. Sem Deco e sem Fred, a tarefa do técnico Abel Braga parece bem complicada. A responsabilidade de marcar cairá, assim, sobre os ombros de Rafael Moura, um jogador que esteve em bom plano no Cariocão, mas que não estará ao nível do ponta de lança titular. Ainda assim, a confiança de Braga está em alta. Mesmo que seja necessário recorrer às grandes penalidades.

Do lado dos argentinos, a vitória em casa parece servir como garantia de passagem à próxima etapa. Santiago Silva, o avançado uruguaio, regressa às escolhas de Falcioni e deverá fazer dupla com Pablo Mouche. O Boca não chega às meias finais desde 2008, onde acabou eliminado, precisamente, pelo Fluminense, e por isso sentirá esta partida como uma boa vingança a caminho de estar entre as quatro melhores equipas da América do Sul.

Nas partidas de amanhã, todo o destaque está reservado para a Vila Belmiro, onde o Santos de Neymar tentará recuperar da derrota na Argentina. A equipa do Vélez Sarsfield demonstrou não ser um osso fácil de roer, mas o perfume do jovem brasileiro, numa equipa onde Ganso e Arouca estão em grande forma e que conta ainda com a experiência de Elano na intermediária, deverá ser suficiente para garantir uma nova caminhada dos santistas até aos últimos jogos da Libertadores.

No encontro entre Universidad do Chile e Libertad, a equipa chilena quererá confirmar o bom resultado obtido na primeira mão. A equipa paraguaia até começou melhor, mas não foi capaz de aproveitar os espaços oferecidos pelo Universidad nas linhas atrasadas. Dessa forma, parecerá agora tarefa impossível conseguir um bilhete para as meias. Mas a imprevisibilidade ainda terá que passar pela Libertadores 2012. Quem sabe não o fará em Santiago do Chile.

Sem comentários:

Enviar um comentário