sábado, 23 de junho de 2012

O confronto: duas equipas e apenas uma bola


Sabe quem foram as duas equipas que tiveram mais minutos a bola em sua posse durante a fase de grupos do Euro 2012? Se disse Espanha e França, acertou. As duas equipas vão jogar hoje nos quartos de final e uma bola parece pouco para quem gosta tanto de a ter em seu poder.

Espanha e França. O atual campeão europeu e mundial frente a uma equipa em reconstrução. Em comum, um onze cheio de jogadores que adoram ter a bola nos seus pés, procurando, através de passes curtos, progredir sobre defensivas cada vez mais desgastadas. Na antevisão deste encontro, é difícil perceber quem poderá ceder.


A Espanha joga com a sua experiência. Os dois títulos colocam-lhe uma pressão diferente sobre os ombros. Já não é uma equipa tão ambiciosa como há quatro anos, mas é um conjunto de confiança nos vários setores. Ainda que perante alguma perplexidade, Del Bosque vai optando por não utilizar um ponta-de-lança a tempo inteiro, percebendo que é trocando a bola que melhor consegue atacar as linhas recuadas dos seus adversários.

A França joga com as poucas expectativas que a equipa provocou por toda a Europa. Apesar de uma fase de apuramento de qualidade, o lugar no Euro só foi garantido no último jogo, com um empate caseiro frente à Bósnia. Alguns dos seus jogadores, como Debuchy, Cabaye ou M'Vila, só agora começam a aparecer entre a elite europeia. Laurent Blanc privilegia, no entanto, jogadores que marquem bem o seu espaço nas linhas e a utilização de Benzema, um ponta-de-lança que joga para a equipa, com menor instinto matador.

Com planos de jogo tão parecidos, as duas equipas têm ainda outra coisa em comum. Das oito apuradas no final da fase de grupos, Espanha e França foram as únicas que não esboçaram festejos. Os espanhóis porque as vitórias parecem saber a pouco (agora que já ganharam tudo), os franceses porque terminaram o grupo como uma derrota, vendo-se na obrigação de defrontar um adversário que se julga invencível nos últimos anos.

Quem terá a possibilidade de festejar agora?

Sem comentários:

Enviar um comentário