sexta-feira, 22 de junho de 2012

O confronto: Isto não é economia?


“Os gregos não têm nenhuma lição a receber”. Foram estas as palavras de Fernando Santos ainda antes de saber que teria que enfrentar a Alemanha nos quartos de final. Será que no jogo de hoje a economia fica fora do relvado?

Talvez seja um tanto irónico que Alemanha e Grécia, que nos últimos meses têm travado uma intensa luta política pelo resgate económico dos gregos, se encontrem num jogo dos quartos de final deste Euro. Mas o futebol tem oferecido a muitos países esta oportunidade única de, durante 90 minutos, enfrentarem-se como iguais onze homens que saem de realidades totalmente díspares. Fernando Santos compreende bem essa situação e não perdeu tempo a tentar capitalizar isso junto da sua equipa.


Esta noite, entrarão em campo muito mais do que onze gregos. Longe de ser uma favorita nesta competição, a Grécia já demonstrou antes ter queda para este tipo de torneios. No fundo, o ADN do seu futebol permite-lhe ir sobrevivendo perante adversários mais capazes, com uma organização defensiva que não dá espaço a quem ataca e uma raça ofensiva que procura, sorrateiramente, aproveitar os espaços deixados pelo oponente.

Para Joachim Low este é um jogo onde tem tudo a perder. A equipa alemã denota uma confiança extrema nas suas capacidades, com os diversos setores a funcionarem com total harmonia. No entanto, o Grupo B poderá ter provocado algum desgaste nos germânicos. Vencendo sempre pela margem mínima, a Alemanha mostrou-se capaz de encontrar falhas em todas as defensivas que defrontou, mas com a equipa grega terá que enfrentar também o desígnio nacional dos helénicos.

Num jogo onde, concretamente, os alemães não terão nenhuma lição para dar, espera-se que ambas as equipas disputem a bola no meio-campo dos gregos, não podendo os alemães correr demasiados riscos de permitir uma transição rápida dos gregos. Karagounis fará muita falta, mas a alma grega dará luta à favorita alemã. Um confronto com história, com política, com muita tática e, espera-se, também com golos. Um grande jogo de Europeu, o que se pode esperar hoje.



Sem comentários:

Enviar um comentário