domingo, 24 de junho de 2012

O confronto: quem defende melhor, ganha?


Inglaterra e Itália são duas equipas com fama de defensivas. Ambas chegam aos quartos de final sem derrotas e parecem com capacidade para exigir um favoritismo que não lhes era entregue à partida.

No dia 8 de junho, Inglaterra e Itália pareciam estar fora da lista dos principais favoritos a vencer o Euro. Apesar de serem duas equipas com tradição na prova, a fragilidade inglesa e a confusão italiana faziam esperar uma passagem negra por este torneio. Mas a fase de grupos veio demonstrar algo diferente.


Os ingleses começaram o torneio oferecendo a iniciativa de jogo à França, conquistando um empate, o mesmo resultado que os italianos conseguiram frente à Espanha, mas optando por uma estratégia de ataque às linhas adversárias. A Itália de Prandelli procura, primeiro, cortar o controlo da bola adversário para, em momento de vantagem, recuar a sua defensiva. A Inglaterra de Hodgson joga atrás, lançando Milner, Young e Welbeck como avançados muito rápidos na transição.

Estas opções percebem-se melhor quando vemos que a Inglaterra foi a equipa com menos tempo de posse de bola na fase de grupos. A equipa entrega a iniciativa ao adversário, sendo que com a chegada de Rooney, tem agora mais uma arma para delinear o seu ataque. Prandelli terá isso em conta, continuando a apostar numa linha de 3 defesas, com Maggio e Giaccherini a correr pelas alas e a obrigar a equipa inglesa a dar menos apoio aos seus extremos.

Nesta partida, será de esperar que um golo de qualquer uma das partes possa significar um congelamento do jogo. Em nenhum outro jogo dos quartos de final será tão verdade o princípio de que quem marcar ganha. Por isso será tão importante defender bem o seu reduto. Hodgson e Prandelli parecem mesmo capazes de ficar a pensar, apenas, nesse momento do jogo...


Sem comentários:

Enviar um comentário