quinta-feira, 26 de julho de 2012

A importância de uma bandeira


A Coreia do Norte esteve no primeiro caso dos Jogos Olímpicos, ao ter saído do campo devido à bandeira apresentada no ecrã gigante não ser a sua. Pior, a bandeira ser a da Coreia do Sul, a outra metade da divisão coreana.

Ver a Coreia do Norte ligada a um caso, até nem será surpreendente. Sempre se espera que da isolada República Popular venham situações de algum desconforto com as regras aceites pelos restantes países. Mas a questão da bandeira não é só um fait-divers.

Os Jogos Olímpicos são uma oportunidade para que todos os países do mundo possam mostrar um lado saudável aos seus pares. Escolhem os seus melhores atletas, preparados durante anos, para competir numa prova com assistência planetária. É uma questão de orgulho. E com o orgulho, vem a bandeira. Se a bandeira for a errada, então os Jogos Olímpicos não fazem sentido.

Foi isso o que passou pela cabeça dos dirigentes norte-coreanos. Perceberam perfeitamente que, num mundo mediatizado como aquele em que vivemos, até os auto-excluídos devem exigir que não se cometam gaffes.  

Sem comentários:

Enviar um comentário