sexta-feira, 27 de julho de 2012

Em que ponto estão os grandes portugueses?


A três semanas do início da Liga Portuguesa, Porto, Benfica, Braga e Sporting têm testes exigentes, podendo dar sinais claros do ponto em que está cada uma das equipas. O Falamos Futebol faz um primeiro balanço do que se poderá esperar de cada equipa.


O Benfica é a primeira equipa a entrar em campo, neste final de semana, para defrontar o Real Madrid na Eusébio Cup. Jorge Jesus parece ter ideias seguras sobre o que pretende para a sua equipa, estando ainda pendente do que poderá acontecer até ao fecho do mercado. A defesa é onde a equipa tem mais certezas, com Artur na baliza, Maxi Pereira, Luisão e Garay com lugares garantidos. Em aberto está ainda a posição de lateral esquerdo, para a qual Luisinho não será, com certeza, primeira escolha. Na intermediária, Javi Garcia terá a companhia de Witsel e Carlos Martins, com Aimar a espreitar a titularidade se um destes jogadores acabar por sair. Gaitán será titular do lado direito se ficar, com Bruno César a ser candidato a titular, junto com Ola John, para o outro extremo. Na frente de ataque, Cardozo poderá continuar a dividir os adeptos da Luz, sendo que será preciso encontrar uma outra opção, caso o “Tacuara” acabe vendido.

O Porto viaja amanhã até Valência para ter o seu primeiro grande teste da pré-temporada. Na equipa faltam ainda algumas peças que estão nos Jogos Olímpicos (Danilo e Alex Sandro), havendo também muitas incertezas no que toca à permanência de Rolando, Moutinho e Hulk. Pelo que a equipa vem demonstrado, Fabiano pode acabar por ser um forte concorrente à titularidade de Hélton, já que mesmo com a possibilidade de ser emprestado, isso parece longe de se vir a concretizar. Na defesa, Maicon vai assegurando o seu lugar na zona central, com Miguel Lopes a tentar fazer tudo para ganhar dianteira ao olímpico Danilo pela lateral direita. No meio campo, Lucho capitaneará a equipa, restando saber quem lhe fará companhia. Se Fernando ou Moutinho saírem, Defour deverá avançar para um onze, onde James também parece ter lugar garantido. Iturbe apresenta-se pronto para confirmar todo o seu valor na nova época, enquanto Jackson Martínez deverá ser aposta forte para o lugar de número 9.

O Sporting, que se apresenta aos sócios também amanhã, frente ao Saint-Étienne, vai também definindo o seu conjunto. Com Rui Patrício na baliza, ou Marcelo, se o internacional português sair, Pereirinha, Boulahrouz, Rojo e Insúa deverão ser os titulares na zona defensiva. A intermediária ficará entregue a Gelson (até que Rinaudo recupere), Schaars e Elias, com André Martins e Adrien a darem muita luta por estes dois lugares. No ataque, Carrillo, Capel e Van Wolsfwinkel parecem certos no onze titular, embora a chegada de Labyad, após os Jogos Olímpicos, possa também misturar as contas de Sá Pinto.

O Braga jogará também este sábado o último jogo do Torneio do Guadiana, frente ao Newcastle. A estrutura herdade por José Peseiro tem qualidade inegável e vai sendo oleada para enfrentar uma crescente ambição. Na baliza, Quim e Beto discutirão a titularidade, enquanto os lugares defensivos deverão ser entregues a Salino, Douglão, Nuno A. Coelho e Elderson. Na zona intermédia, Custódio, Hugo Viana e Ruben Micael deverão ser os titulares, com Alan, Hélder Barbosa e Lima (ou Éder) a surgirem no trio da frente.

Um fim de semana cheio de futebol, com as grandes equipas portuguesas a darem razões de sobra para que os seus adeptos acreditem numa boa temporada. Para seguir, no Falamos Futebol.  

Sem comentários:

Enviar um comentário