quarta-feira, 25 de julho de 2012

Jogos Olímpicos - A emoção começa no feminino


O primeiro dia de competição nos Jogos Olímpicos é ocupado com o Futebol Feminino, onde os Estados Unidos têm dominado mas outros adversários poderão agora surpreender.

Em quatro edições, a equipa norte-americana assegurou três vezes o Ouro e uma vez a Prata. Não restam, assim, dúvidas do domínio dos Estados Unidos no Torneio Olímpico. Mas com o Brasil a atingir as duas últimas finais, o Japão como campeão mundial e a França recheada de jogadoras que vêm acumulando títulos na Europa, a luta pela medalha promete ser mais renhida do que nunca.

Na primeira fase, as equipas estão divididas em três grupos. O primeiro e segundo classificados de cada grupo passam aos quartos-de-final, tal como os dois melhores terceiros classificados.


No Grupo E, o Brasil parte como grande favorito à vitória final. A Grã-Bretanha, a jogar em casa, parece ser a única equipa do grupo que pode fazer frente às canarinhas, tentando mesmo a surpresa de relegar as brasileiras para segundo lugar. Nova Zelândia e Camarões lutarão pelo terceiro lugar do grupo, com esperanças de puderem ainda atingir os quartos. A inexperiência camaronesa poderá custar-lhes a continuação em prova.

No Grupo F, o Japão, campeão mundial, terá que enfrentar a Suécia, que terminou em terceiro lugar. Entre as duas equipas haverá uma dura competição para ficar em primeiro lugar, sendo que a vitória do grupo poderá mesmo ficar decidida no seu frente-a-frente. O Canadá terá boas hipóteses de segurar o terceiro lugar e, uma vitória frente à África do Sul poderá ser suficiente para marcar presença nos quartos-de-final. A equipa africana terá uma oportunidade de mostrar o seu valor, na sua estreia em provas internacionais fora do seu continente.

No Grupo G, Estados Unidos e França disputam a vitória, começando mesmo a competição jogando um frente ao outro. Será uma boa oportunidade para medir a condição de cada uma das equipas, que espera chegar longe neste torneio. Colômbia e Coreia do Norte voltam a encontrar-se, depois de se terem cruzado no mesmo grupo no Mundial do ano passado. Se repetirem o resultado desse torneio, um empate, poderão acabar por se condenar mutuamente. Daí o interesse deste confronto já no primeiro dia.

Será uma competição cheia de equilíbrio e, seguramente, mais uma oportunidade para avaliar a fabulosa evolução do Futebol Feminino.



Sem comentários:

Enviar um comentário