quarta-feira, 18 de julho de 2012

Sub-16 M – Portugal tenta melhorar classificação do ano passado


Começa amanhã o Campeonato Europeu de Sub-16 Masculinos, Divisão B, onde Portugal tentará melhorar o 9º lugar alcançado em 2011.

No torneio deste ano repetem presença Francisco Amiel e João Oliveira, dois bases que transmitirão experiência a uma equipa que terá na sua maioria a primeira experiência a este nível. Amiel teve uma prestação muito interessante no ano passado e poderá agora assumir-se como o verdadeiro líder de uma equipa que conjuga vários talentos do basquetebol nacional.


O objetivo inicial passa por tentar assegurar um dos dois primeiros lugar do Grupo na Fase Preliminar. O sorteio não facilita as intenções portuguesas, sobretudo porque equipas como a Hungria e a Holanda apresentam grupos fortes e experientes. Entre os húngaros sobressai o “gigante” Gyorgi Goloman, com 2.04, e uma presença notada em 2011, de onde saiu com uma média de 8.8 pontos e 4.7 ressaltos.

Na equipa holandesa, regressam dois bases, Tom de Haas e Yannick Franke, pouco utilizados no ano passado, mas que poderão trazer alguma maturidade a uma equipa que tem vindo a afirmar-se nos escalões de formação.

Portugal lutará ombro a ombro com a equipa da Suiça como outsiders deste grupo. Os suíços deverão regressar com Luka Mandic, um potente extremo-poste que somou uma média de 5 ressaltos no ano passado.

A tentar evitar os últimos lugares deverão estar a Áustria e a Noruega. Vindas de dois países com pouca expressão no basquetebol europeu, serão equipas a quem será obrigatório vencer. Os austríacos repetem quatro elementos da equipa do ano passado, mas a vitória averbada pelos portugueses, 76-40, deverá servir de exemplo para o presente torneio. Já a Noruega traz poder físico e altura, mas bastante inexperiência a nível internacional, já que no ano passado nem sequer tinham equipa neste escalão.

O plantel à disposição dos treinadores Rui Alves e Hugo Matos inclui os seguintes jogadores:
Benvindo Mendes, Seixal
Carlos Salamanca, FC Barreirense  
Diogo Araújo, Ginásio Figueirense  
Diogo Brito, CD Póvoa  
Francisco Amiel, Basket Almada  
João Lucas, FC Porto  
João Neves, SL Benfica  
João Oliveira, SC Vasco da Gama   
Luís Câmara, Sport Algés e Dafundo  
Ricardo Monteiro, Carnide   
Rodrigo Soeiro, AD Ovarense   
Sérgio Silva, SL Benfica  

Sem comentários:

Enviar um comentário