segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Critérios de amarelo para vermelho


Este fim de semana voltou a ser tema aquilo que são os critérios de arbitragem. Em dois jogos realizados no mesmo dia, os critérios para expulsar um jogador originaram críticas.

O primeiro caso ocorreu no Arouca – Oliveirense, da Segunda Liga. Idris, levantou a perna para chegar à bola, tendo atingido o adversário, João Pedro, que se encontrava nas suas costas. Jogo perigoso que o árbitro leu como agressão.


O segundo caso, no Vitória de Setúbal – Benfica, onde Amoreirinha, aos sete minutos, se lançou de carrinho junto à linha lateral, tendo atingido Melgarejo.

Em ambos os casos, a linha entre jogo perigoso e agressão parece ténue, mas a decisão leva ao entendimento de que, em casos semelhantes, a opção passará sempre pela exibição do cartão vermelho.

O espectáculo em nada sai beneficiado e, mais uma vez, as ligas portuguesas parecem optar pela leitura do “bom aluno”: seguir, “ao apito”, a regra, mesmo que a prática pareça indicar que o jogo de futebol deve assumir estes contactos como puníveis com um cartão amarelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário