quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Sub-18 M – Fazer o melhor possível


Portugal inicia na próxima quinta-feira a sua participação no Campeonato Europeu de Basquetebol – Divisão B, na categoria de Sub-18 Masculinos, tendo por objetivo conseguir melhorar a classificação do ano passado.

Apesar de um forte plantel, a equipa portuguesa acabou por não ser beneficiada pelo sorteio, que nos coloca frente a equipas bem fortes, como é o caso da Bélgica, Holanda, Bósnia-Herzegovina e Geórgia.

O conjunto treinado por Carlos Seixas apresenta cinco jogadores com experiência nesta competição. André Miguens, João Grosso, José Miranda, Diogo Ventura e João Gallina trazem experiência e liderança a uma equipa onde a presença de cinco jogadores do Benfica poderá também oferecer uma dinâmica de jogo treinada ao longo da época. Para além disso, a equipa conta também com quatro atletas que participaram no ano passado no Europeu Sub-16, como João Guimarães, Diogo Gameiro, Isaías Insaly e Pedro Marques.


O primeiro objetivo será tentar ganhar jogo a jogo, para conseguir a melhor classificação possível neste grupo e tentar, de seguida, melhorar o 12º lugar da época passada.

A Holanda, que terminou em 6º lugar o ano passado, regressa com quatro atletas dessa equipa, sendo de notar que o seu jogador mais forte, Shane Hammink, deverá voltar a liderar a equipa. Filho do ex-NBA Geert Hammink, o jovem tem como destino a Universidade de LSU, confirmando assim o seu valor. A presença neste Europeu poderá ser aproveitada para deixar a sua marca com a camisola holandesa.

A Bélgica, depois de um 9º lugar, poderá agora tentar entrar no Top 8. Para isso, faz regressar três jogadores, com Arno Mollekens a ser a sua principal figura, depois de ter liderado a equipa nos ressaltos. O ano passado, a Bélgica bateu Portugal por dois pontos, logo no primeiro jogo, sendo que este ano haverá oportunidade para uma desforra.

A seleção da Geórgia deverá ser aquela que pode apresentar melhor evolução em relação ao ano passado. Em 2011, os georgianos apostaram tudo em ganhar experiência, terminando em 15º lugar, tendo perdido com Portugal por 57-61 na segunda fase. Este ano regressam com oito atletas dessa equipa, com principal destaque para o interior Beka Burjanadze, que para além de ter liderado a equipa em 2011, é jogador do Cajasol, tendo alinhado na sua equipa secundária, na Liga EBA. Por curiosidade, o jovem de 2.03m de altura, é primo do reconhecido Zaza Pachulia.

A Bósnia-Herzegovina não participou no Europeu de Sub-18 em 2011, o que não a faz menos temível, dado o reconhecido valor das equipas oriundas deste país, para mais jogando em casa neste torneio. De facto, apenas o frágil estado económico da sua federação, que este ano abdicou de participar em todos os Europeus femininos, explica esta ausência. Ainda assim, nesta equipa, marcarão presença alguns dos atletas que, em 2010, conseguiram ficar em 3º lugar no Europeu de Sub-16 – Divisão B. O mais temido será Nedim Buza, um extremo de 2.01m, que joga na Primeira Liga da Bósnia e foi o melhor marcador da citada seleção de Sub-16. Quem também deverá marcar presença é o gigante Jusuf Nurkic, de 2.12m, que faz parte das escolas do Cedevita, da Croácia.

Num torneio bem complicado para as hostes portuguesas, os recentes sucessos de outras equipas do nosso país poderão servir de inspiração em Sarajevo, onde decorrerão os jogos do Europeu.

Sem comentários:

Enviar um comentário