quinta-feira, 20 de setembro de 2012

À conquista da Liga Europa!


Na competição europeia onde as equipas portuguesas têm alcançado maior sucesso, Sporting, Marítimo e Académica iniciam o seu percurso com vontade de chegar longe. Até onde pode ir cada uma delas?

O Sporting atingiu as meias-finais na temporada passada e começa nova participação na Liga Europa frente a um velho conhecido, o Basileia. A equipa de Sá Pinto passa por uma fase menos boa, não tendo conseguido vencer nenhuma partida do campeonato nacional, algo que só atingiu, em casa, frente ao Horsens, uma equipa demasiado frágil para fazer frente ao potencial dos leões.


Para a noite de hoje, Sá Pinto voltará a apostar em Izmailov, um dos melhores em campo na Madeira, esperando-se que o russo possa aguentar, fisicamente, a exigência de um segundo jogo na mesma semana. Caso isso aconteça, o Sporting poderá ter dentro do plantel uma solução para os problemas que tem sentido no meio-campo, ao nível da organização ofensiva.

Vencer a equipa suíça é também meio caminho para confirmar o favoritismo leonino no G, que contará ainda com a presença do Genk e do Videoton.

Madeirenses espreitam oportunidade

O Marítimo começa a fase de grupos recebendo o Newcastle, que decidiu descansar alguns dos seus principais jogadores na deslocação à Madeira. Isso mesmo poderá ser aproveitado pela equipa de Pedro Martins, que entre as portuguesas, parece ser aquela que teve mais azar com o sorteio, visto que no Grupo D terá ainda que defrontar Club Brugge e Bordéus.

Entre lesões, castigos e opções, não viajaram com a equipa inglesa Papiss Cissé, Demba Ba, Cabaye, Krul, Coloccini e Ben Arfa, sobrando para jogadores como Amalfitano, Obertan e Shola Ameobi a missão de vencer na Madeira. Para o Marítimo, apostando no seu esquema habitual e no rápido contra ataque, esta opção de Alan Pardew surge como oportunidade caída do céu. Veremos se a consegue aproveitar.

Regresso ao passado

A Académica regressa às competições europeias após 41 anos e terá, em Plzen, uma excelente oportunidade para mostrar que quer regressar a ganhar. Pedro Emanuel, o treinador, é o elemento com mais experiência internacional neste grupo, sendo que esperará que Halliche e Edinho, dois jogadores que conhecem as andanças da Europa, possam liderar em campo através da sua experiência.

Na equipa checa, joga um velho conhecido do futebol português, Pavel Horvath. Apesar de ter marcado presença na Liga dos Campeões da temporada passada, o adversário da Académica não assusta o conjunto coimbrão, que terá uma excelente oportunidade para lutar pelo apuramento, num grupo onde terá como restantes adversários o Atlético de Madrid e o Hapoel Telavive.



Sem comentários:

Enviar um comentário