quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A Liga dos Campeões em tons de encarnado


Benfica e SC Braga iniciam hoje a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões. Se para os benfiquistas é “obrigatório” vencer para seguir para a próxima fase, para os bracarenses começa aqui a luta por um apuramento histórico.

O Benfica joga hoje em Celtic Park o seu primeiro encontro sem a dupla de médios, Javi Garcia e Witsel, vendidos no final da janela de transferências, ao que se acrescenta a ausência de Luisão e Maxi Pereira por castigo. Quatro peças nucleares da equipa na época passada obrigam a várias mexidas e algumas estreias, sobretudo a nível defensivo.


Míguel Vítor é o escolhido para ocupar a lateral direita, ainda que João Cancelo tenha sido anunciado como a alternativa a Maxi. Não será propriamente uma estreia, visto que o internacional Sub-21 português já foi utilizado nesta mesma posição. A sua cultura tática permite-lhe uma excelente ocupação dos espaços, mas não substitui o ímpeto ofensivo do uruguaio, algo que até pode acabar por ser positivo, tendo em conta que do outro lado da defesa há um extremo a ocupar a lateral.

Jardel ganhou rodagem na equipa B e fará a sua estreia, esta temporada, como titular ao lado de Garay, uma dupla que durará até meados de novembro, quando Luisão regressar do castigo. O brasileiro não é um líder natural mas conseguirá, certamente, estar à altura das exigências. Matic é agora a única opção para o lugar mais defensivo do meio-campo, lutando pelo entendimento com os seus colegas mais recuados. A grande dúvida parece assentar no papel a assumir por Enzo Pérez. Depois de, há um ano, o argentino não ter servido de solução para Jorge Jesus, esta temporada aparece como “pau para toda a obra”. Depois de jogar no extremo, aparecerá agora numa posição mais central. A grande dúvida é tentar perceber como é que Pérez juntará o equilíbrio defensivo à sua cultura de atacante. Se isso for conseguido, Jorge Jesus poderá dormir descansado.

Duelo de portugueses em Braga

SC Braga e Cluj disputam o jogo com mais portugueses desta competição, alcançando um número pouco visto de jogadores nacionais, mesmo para a média da Liga Portuguesa. O campeão romeno deverá apresentar quatro portugueses na equipa titular (Mário Felgueiras, Ivo Pinto, Cadu, Camora e Diogo Valente), mais um no banco de suplentes (Rui Pedro). Para além deles, mais um grupo de jogadores que passaram pela Liga, como Sougou, Rafael Bastos, Godeméche, Sepsi e Luís Alberto, dão um toque muito português ao conjunto orientado por Ioan Andone.

Na equipa bracarense, a aposta de José Peseiro para substituir Lima é o novo internacional português, Éder. Para o SC Braga, será muito importante vencer este jogo, no seu estádio, para se começar bem na luta por um objetivo histórico, atingir os oitavos de final da Liga dos Campeões. Num grupo onde Manchester United e Galatasaray possuem o nome e a história, os bracarenses esperam comprovar o seu crescimento da última década, atingindo, mais uma vez, um grande palco europeu.  


Sem comentários:

Enviar um comentário