sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Caminho para o Mundial


O apuramento para o Mundial 2014 tem hoje mais uma importante jornada, com jogos que podem decidir quer na Europa, quer nos restantes continentes. Uma rápida viagem à volta do mundo para saber que jogos serão mais interessantes de seguir.


O Rússia v Portugal será um dos jogos mais importantes dos dia. A jogar em casa, a Rússia tem que ganhar para conquistar vantagem na luta pelo primeiro. Para os portugueses, um ponto até poderá ser considerado um bom resultado, mas no pensamento de Paulo Bento estará, certamente, algo mais. Os encontros mais recentes entre as duas equipas oferecem boas possibilidades aos portugueses de saírem a ganhar.

No Turquia v Roménia, duas seleções com vários jovens tentam entrar na luta com a Holanda por um lugar no Mundial. A equipa romena está há muito afastada das grandes competições e precisa de pontuar na Turquia para ficar mais perto desse objetivo. Para os turcos, não fará sentido perder pontos frente à Roménia, depois de já ter perdido frente à Holanda.

Em jogo a contar para o Grupo A, Sérvia e Bélgica também jogam para regressar à alta roda do futebol mundial. A Sérvia passa por uma profunda reestruturação da sua equipa, enquanto os belgas parecem ter amadurecido um conjunto de jovens jogadores que começam a singrar na Europa. Favoritismo ligeiro para a Bélgica, num jogo que é um sério teste à resistência competitiva da equipa.

Na América do Sul, o Argentina v Uruguai prende todas as atenções. Depois de um grande momento que culminou numa meia-final de um Mundial e a conquista da Copa América, o Uruguai parece agora cair de nível competitivo. Ainda assim, uma vitória na Argentina poderá permitir-lhes ultrapassar o seu grande rival, numa classificação onde ainda tudo pode acontecer.

Na América do Norte e Centro, os Estados Unidos precisam de ganhar frente a Antigua e Barbuda para assegurar um lugar na fase seguinte. Guatemala e Jamaica, frente a frente, decidirão quem deverá seguir com a equipa dos “States”. Panamá v Honduras é outro dos jogos decisivos, com o Canadá a correr por fora para continuar a sonhar com um lugar no Brasil.  

Sem comentários:

Enviar um comentário