terça-feira, 23 de outubro de 2012

Ganhar para seguir em frente


Spartak Moscovo e Benfica chegam à terceira jornada sem qualquer vitória na Liga dos Campeões, fazendo deste jogo o momento decisivo em que uma das equipas parte para a luta pelo apuramento, enquanto a outra pode ficar em dificuldades.


Depois de um empate na Escócia e de uma derrota, em casa, frente ao Barcelona, o Benfica tem uma viagem decisiva à Rússia. O Spartak Moscovo até era indicado como o maior rival na luta pelo apuramento, mas o excelente começo do Celtic Glasgow alterou as previsões iniciais para o Grupo G.

Jorge Jesus colocou a pressão do lado dos russos, o que parece fazer sentido. Para o Spartak, não vencer em casa será demasiado pesado para deixar espaço para recuperação, enquanto o Benfica terá ainda duas partidas no seu Estádio para recuperar de percalços. Empatar em Moscovo poderá ser um caminho lento, mas seguro, do Benfica chegar aos oitavos de final.

O técnico encarnado tem conseguido gerir as mudanças no seu onze e a ausência de Luisão. Na defesa, Garay assumiu maior preponderância e, no meio-campo, Enzo Pérez vai ajudando a dar dinâmica às transições. Na frente de ataque, Lima é agora figura principal, sendo um jogador que se enquadra melhor no esquema de Jesus, deixando a Cardozo o papel de alternativa para decidir num período mais tardio das partidas.


Na luta por um ponto

O SC Braga tem dois jogos para procurar pontos extra na sua campanha na Liga dos Campeões. Com o Manchester United a ser o grande favorito no Grupo H, somar pontos frente aos ingleses dará alguma vantagem aos bracarenses nas contas finais do grupo.

Subsistem algumas dúvidas quanto ao onze que Alex Ferguson irá apresentar. O técnico escocês tem por hábito proceder a várias alterações, mas depois de ter sido afastado na fase de grupos do ano passado, o Manchester United não quererá arriscar em demasia.

Para José Peseiro, este parece ser um jogo ideal para assumir uma maior contenção, chamando Ruben Amorim para ocupar uma das alas, preferencialmente a esquerda, onde tentará segurar o lateral mais ofensivo dos Red Devils, seja ele Valência ou Rafael. Ocupando espaços no meio-campo, restará ver como se comportará Elderson na lateral esquerda, esperando-se que não seja por ali que o United encontre o caminho para o golo.

Num teste muito complicado para os portugueses, a ideia de que nada terão a perder esta noite poderá funcionar como um impulso a fazer história.


Sem comentários:

Enviar um comentário