terça-feira, 30 de outubro de 2012

NBA: o espetáculo está de volta


Com o Big Three de Miami a começar a temporada recebendo os anéis de campeão, a aposta de Pat Riley parece ter compensado. Mas na Costa Oeste, os Lakers formaram um cinco capaz de enfrentar os Heat. Quem será campeão?


Já todos começamos a esquecer o início ansioso dos Big Three de Miami, quando os Heat tiveram que desfazer um plantel para acomodar a chegada de Lebron James e Chris Bosh. Agora, Dwayne Wade é o líder de uma equipa que, para além do melhor jogador da Liga e os seus dois escudeiros, tem excelentes complementos em Shane Battier, Udonis Haslem e os recém-chegados Rashard Lewis e Ray Allen. A equipa da Florida parte com total favoritismo, tendo-se libertado do peso de ganhar o primeiro título.

No entanto, na Costa Oeste, os LA Lakers não vão querer facilitar a vida dos favoritos. Ao conseguirem adicionar Dwight Howard e Steve Nash, a equipa californiana tem um cinco ao nível dos melhores, embora tenha descurado a profundidade do seu plantel, onde qualquer lesão poderá ser fatal para as suas esperanças.

O principal opositor dos Lakers, a Oeste, serão os Thunder de Oklahoma City. Finalistas na temporada passada, a equipa de Scoot Brooks espera que Westbrook e Durant continuem a amadurecer o seu jogo, agora sem o melhor sexto jogador da Liga, James Harden, que saiu para os Houston Rockets por troca com o lançador Kevin Martin. Do que possa fazer Martin e de como vai evoluir a dupla Ibaka/Perkins no jogo interior dependerá a sorte dos Thunder.

A correr por fora, como sempre, os San Antonio Spurs, equipa muito consistente à qual tem faltado quem decida em momentos de playoff. A experiência de Tony Parker e Tim Duncan surge fortalecida com a presença de Boris Diaw, esperando que Kawhi Leonard possa crescer dentro da equipa. Nando de Colo chega para apoiar Parker e dar ainda mais “pensamento” europeu ao conjunto de Greg Popovich.

No Este, a oposição aos Heat será encabeça pelos Boston Celtics, que mesmo não tendo operado uma revolução, parece ter feito escolhas seguras no sentido de renovar o seu grupo. Jeff Green deverá ser a opção para substituir Ray Allen no cinco inicial, perdendo uma opção segura de lançamento em troca de maior capacidade física. Do banco, sairão Avery Bradley, Jason Terry e, muito provavelmente, o rookie Jared Sullinger, para refrescar uma equipa que tem em Rondo, Pierce e Garnett a sua espinha dorsal.

Sem Derrick Rose, os Chicago Bulls tentarão não sofrer em demasia para garantir um lugar nos playoff, enquanto os Indiana Pacers e os Atlanta Hawks poderão estar em condições para tentar chegar à final de Conferência.

O espetáculo está de volta. Bola ao ar!

Sem comentários:

Enviar um comentário