sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Pensar na Liga ou na Europa?


Numa jornada com vários jogos interessantes, o tema de conversa passa por aquilo que estará na cabeça dos jogadores: somar pontos na Liga ou resguardar-se para os confrontos europeus da próxima semana?

O primeiro jogo da jornada disputa-se em Paços de Ferreira, com o treinador do Benfica, Jorge Jesus, a não deixar espaço para dúvidas: a prioridade é o campeonato. Mas com a receção ao Barcelona marcada para a próxima terça-feira, não será fácil fazer a gestão das expectativas dos jogadores.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Início de época para Sub-16 Masculinos


A equipa técnica liderada por Rui Alves divulgou a convocatória para a primeira Sessão Regular de Trabalho Técnico (SRTT) dos Sub-16 Masculinos.

A realizar no próximo dia 2 de outubro, no Jamor, o grupo seleccionado inclui jogadores dos distritos de Lisboa e Setúbal, para além de outros jogadores que trabalham no CAR. À imagem do ano passado, as SRTT têm como objectivo observar um alargado número de atletas ao longo do ano, transmitindo-lhes princípios e hábitos de trabalho que lhes possibilitem uma melhor integração em caso de serem chamados para os estágios da selecção.

Portugal Futuro


O Planeta Basket volta a marcar o seu espaço no panorama do basquetebol português, apostando numa alargada cobertura dos escalões de formação.

Portugal Futuro é o nome do programa que, ao longo do ano, acompanhará as equipas de formação de todo o país, procurando divulgar o trabalho feito por jogadores, técnicos e dirigentes, valorizando o investimento de pais, clubes e instituições no futuro de jovens rapazes e raparigas.

No Portugal Futuro, pretendemos dar espaço para todos aqueles que amam o basquetebol e trabalham para aprofundar conhecimento nessa paixão. Para isso contamos com o contributo de todos no envio de informações para que possamos desenvolver com a maior abrangência possível o nosso trabalho.

Semana a semana, prometemos trazer o melhor sobre aquilo que se está a construir nos diversos clubes do país: o futuro do nosso basquetebol.

Siga os artigos deste programa no site Planeta Basket

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O que pode decidir a jornada 4?


Após três jogos e uma longa paragem, as equipas portuguesas regressam à Liga onde algumas tendências ficaram, aparentemente, marcadas nas primeiras jornadas. O que esperar da quarta jornada?

A jornada começa no Minho onde o Moreirense, que ainda não perdeu, recebe o Vitória de Guimarães, que ainda não ganhou. O Vitória vive um período de remodelação e luta ainda por descobrir a sua melhor forma, enquanto a equipa de Moreira de Cónegos regressa em grande ao convívio dos grandes. Num jogo muito emocional, onde dirigentes e jogadores partilham ligações a ambos os clubes, a equipa de Rui Vitória terá um bom teste à sua capacidade de regeneração, enquanto Jorge Casquinha poderá vencer e continuar, mais uma semana, perto do topo da classificação.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

À conquista da Liga Europa!


Na competição europeia onde as equipas portuguesas têm alcançado maior sucesso, Sporting, Marítimo e Académica iniciam o seu percurso com vontade de chegar longe. Até onde pode ir cada uma delas?

O Sporting atingiu as meias-finais na temporada passada e começa nova participação na Liga Europa frente a um velho conhecido, o Basileia. A equipa de Sá Pinto passa por uma fase menos boa, não tendo conseguido vencer nenhuma partida do campeonato nacional, algo que só atingiu, em casa, frente ao Horsens, uma equipa demasiado frágil para fazer frente ao potencial dos leões.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A Liga dos Campeões em tons de encarnado


Benfica e SC Braga iniciam hoje a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões. Se para os benfiquistas é “obrigatório” vencer para seguir para a próxima fase, para os bracarenses começa aqui a luta por um apuramento histórico.

O Benfica joga hoje em Celtic Park o seu primeiro encontro sem a dupla de médios, Javi Garcia e Witsel, vendidos no final da janela de transferências, ao que se acrescenta a ausência de Luisão e Maxi Pereira por castigo. Quatro peças nucleares da equipa na época passada obrigam a várias mexidas e algumas estreias, sobretudo a nível defensivo.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

FC Porto, agora, sem Hulk!


O FC Porto faz a sua estreia na Liga dos Campeões da presente temporada no primeiro jogo após a saída de Hulk, capitão e jogador mais influente dos portistas nas últimas épocas. O que se pode esperar da equipa de Vítor Pereira?

Será em Zagreb, no Estádio Maksimir, e com o português Tonel a liderar a defensiva do Dínamo, que a equipa do FC Porto terá o seu primeiro teste pós-Hulk. Mantendo todas as suas restantes forças, não se pode ignorar que a saída do internacional brasileiro deixa um vazio no onze de Vítor Pereira, que sabia a quem recorrer sempre que o jogo não lhe corria de feição. Nas últimas temporadas, vários jogos foram resolvidos pelo super poderoso Hulk, algo que não voltará a acontecer.

James Rodríguez é o principal candidato a ocupar o lugar do brasileiro, quer pela sua qualidade individual, quer pela capacidade de “pegar” na equipa em momentos de aperto. O colombiano esteve, até aqui, na sombra de Hulk, nunca tendo a liberdade necessária para o seu futebol se tornar decisivo. A partir de agora, será ele a segurar na batuta, sempre que a orquestra precisar de um líder para encontrar espaços na defesa adversária. Com a promoção de James, Varela também deverá regressar à titularidade, aparecendo como o extremo que equilibra a equipa, também, a meio-campo.

Em Zagreb, Vítor Pereira não poderá contar com Fernando, sendo que Defour entrará para o lugar do “polvo”. O belga sonhava ser já um titular indiscutível dos Dragões, mas com a manutenção dos médios titulares, tem hoje uma oportunidade para voltar a apresentar a sua candidatura. Moutinho e Lucho, agora com braçadeira de capitão, completam o trio da zona intermediária.

Do lado do Dínamo, destaque para o lateral direito, Vida, para o organizador de jogo, Sammir, e para o avançado, Beqiraj. A equipa croata tem como objetivo conseguir pontuar na fase de grupos, depois de no ano passado ter ficado a zeros. Será que o vai conseguir já hoje, frente ao Porto? Mesmo sem Hulk, a equipa portuguesa é a grande favorita para entrar a ganhar na Liga dos Campeões.


segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Foi assim que aconteceu (5)


O Sporting volta a marcar passo na Liga Portuguesa, o Real Madrid fica a oito pontos do Barcelona na Liga Espanhola e Chelsea e Manchester City não conseguem melhor do que um empate nas suas deslocações. Algumas surpresas que se tornaram nas melhores oportunidades do fim de semana.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Mais um teste para Sá Pinto


O Sporting não conseguiu vencer nas duas primeiras jornadas da Liga Portuguesa e tem agora uma viagem à Madeira para alcançar a primeira vitória. Mais um teste para um treinador que precisa de ganhar.

Ricardo Sá Pinto foi um dos responsáveis pela recuperação anímica da equipa na temporada passada, mas enfrenta este ano o seu primeiro grande desafio como treinador de uma equipa de futebol: impor um estilo e construir um conjunto que seja ganhador. Até ao momento, o Sporting não tem estado à altura dos desafios, com uma derrota e um empate na Liga Portuguesa, apesar de ter cumprido os mínimos obrigatórios de passar o play off da Liga Europa.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O que mudou na Liga desde 2 de setembro


A terceira jornada só ficará fechada no próximo fim de semana, mas desde o último jogo da Liga, a 2 de setembro, muita coisa mudou nas equipas que sonham alcançar o título.

Comecemos pelo campeão em título, o FC Porto, que deixou sair o seu principal ativo, Hulk. Sem o brasileiro, a equipa portista perde a imprevisibilidade conferida por um jogador que, ao nível da Liga Portuguesa, é um génio. Hulk derrotava defesas, marcava golos, abria espaços para outros marcarem. Deixa uma pesada herança a um grupo de jovens que terá que se superar para criar o mesmo efeito. James Rodríguez e Christian Atsu parecem os dois melhores colocados para assumir esse trabalho. Mas será uma das perguntas recorrentes nos próximos jogos do FC Porto, saber até onde poderão encher os sapatos de Hulk este dois jovens jogadores.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

História favorável a Portugal


A Seleção inicia hoje a sua campanha de apuramento para o Mundial 2014 enfrentando o Luxemburgo, país que tem sido bom “cliente” do instinto goleador nacional.

Num grupo onde Portugal disputará com a Rússia o primeiro lugar, e o apuramento direto para o Mundial 2014, será imprescindível não perder pontos com os adversários mais fáceis. Esta deverá ser uma das ideias base do discurso de Paulo Bento para os seus jogadores, antes do início da partida frente ao Luxemburgo: atenção à complacência.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

O Mundial começa aqui


Para as seleções europeias, depois de um verão dominado pela luta pelo título no Euro, agora é tempo de concentração num novo objetivo: atingir o Mundial 2014. Vencer o grupo é fundamental para um apuramento sem mais delongas, numa corrida onde fortes seleções poderão acabar fora da maior montra do futebol.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

NFL: Que sorte para os irmãos Manning?


Esta madrugada termina a espera de todos os fãs da NFL, o maior campeonato de futebol americano. Para começar, nada melhor do que um grande jogo entre o vencedor da Super Bowl, os New York Giants, e a equipa que acabou por ficar de fora dos play offs às mãos dos campeões, os Dallas Cowboys.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Foi assim que aconteceu (3)


Num fim de semana onde os maiores clubes europeus garantiram vitórias, as melhores apostas da semana tiveram como cenário Paços de Ferreira, Glasgow e Wolfsburgo.

Eurobasket 1938 - Italy wins on debut


Luis Cristóvão looks back to the first International Women’s Basketball Tournament. It was 1938, in Italy.