sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O que perdeu o Sporting no Estoril?


|Luís F. Cristóvão


O Sporting perdeu por 1-3 no Estoril, na abertura da jornada 20 da Liga Zon Sagres, mas a derrota no jogo será a menor das preocupações para os sportinguistas. Na verdade, ao perder este encontro, perde-se definitivamente a esperança de que as últimas medidas tomadas por Godinho Lopes antes da sua demissão possam ter algum resultado positivo no campo desportivo.

Jesualdo Ferreira pode ser a pessoa certa para aguentar o barco até ao final da época, mas como manda a história, fragiliza em demasia a sua posição para que possa ser algo no Sporting do futuro. Não que o problema passe pelo Professor – pelo contrário. No entanto, Jesualdo é hoje alguém que se vai fragilizando a cada derrota, a cada reação, já que nada parece ser castigo suficiente sério para um conjunto de jogadores que já perdeu tudo – entre objetivos para a temporada, salários em atraso e total ausência de alternativas.


Depois, deixando sair jogadores para poupar em salários, poder-se-ia pensar que se abriam as portas para novos valores no reino do leão. No entanto, o muito que se vai conseguindo é evidenciar as fragilidades. É mais do que normal, para um jogador de 19 anos, fazer um jogo mau depois de um jogo ótimo. Mas perante a tolerância zero (o Sporting está em 9º e pode acabar a semana em 12º), Bruma, Zezinho ou Tiago Ilori mereciam outro tempo e outro espaço para crescer. De entre os mais jovens, apenas Eric Dier parece ter a mentalidade para ser, já, uma opção na equipa titular. Não terá sido por acaso que Vercauteren o lançou, sem rede, no conjunto principal.

Com as eleições a realizarem-se daqui a um mês, Jesualdo Ferreira fica como o comandante de uma equipa que vai tentando não se afundar mais. Quando chegar o novo presidente, será preciso ver em que condições estará este grupo e de que forma esse presidente quer começar a escrever a sua história. Porque pequenas feridas podem ser cuidadas com trabalho e entreajuda no balneário. Mas a grande cirurgia que este Sporting precisa vai ter que esperar pelo próximo a mandar. E o que o Sporting perdeu hoje no Estoril foi o precioso tempo que vê passar até esse momento.

Sem comentários:

Enviar um comentário