terça-feira, 19 de novembro de 2013

Liderança tripartida na LPB

|Luís F. Cristóvão

Ao fim de quatro jornadas, o equilíbrio é a nota de maior destaque na Liga Portuguesa de Basquetebol. O Vitória de Guimarães perdeu em Algés e está agora acompanhado pelo Benfica e pelo Galitos Tley, que venceu de forma clara o Lusitânia Expert.



Jogo de muita emoção em Algés, onde a equipa local, com muita juventude, conseguiu parar o Vitória de Guimarães, vencendo por 78-77.Com o pavilhão cheio e a equipa da casa a conseguir manter-se na frente do marcador, os últimos dois minutos de jogo foram de cortar a respiração, com as defesas a superiorizarem-se aos ataques. O Vitória de Guimarães beneficiou de uma falta anti-desportiva com poucos segundos para jogar, mas depois de conseguir converter os lances livres, não foi capaz de montar uma jogada para vencer a partida e confirmar o prognóstico da Dhoze, apostas desportivas. Rui Quintino, com 15 pontos e 9 ressaltos, foi o jogador em maior evidência no Algés, que teve ainda em António Pires, Diogo Ventura e Josimar Cardoso elementos de muita valia para este resultado. Nos vimaranenses, José Silva, com 18 pontos, e Paulo Cunha, com 11 pontos e 9 ressaltos, merecem destaque, tendo sido bem acompanhados por João Balseiro e Anthony Meier.

O Galitos Tley voltou a vencer uma partida e sem margem para dúvidas, tendo batido o Lusitânia Expert por 81-53.Miguel Minhava vai deixando claro que é um jogador de topo nesta Liga, tendo somado 17 pontos, 6 ressaltos e 5 assistências, sendo que a dupla de norte-americanos dos barreirenses também vai dando boa resposta, com Andrew Bachanov a somar 16 pontos e 8 ressaltos, e Quinton Doggett a marcar 14 pontos e 5 ressaltos. Na equipa açoriana, Marcel Momplaisir, com 10 pontos e 11 ressaltos somou um duplo-duplo que se destacou num grupo desinspirado.

A Ovarense Dolce Vita regressou às vitórias na viagem a Barcelos, tendo batido a equipa local por 67-62. André Pinto, com 15 pontos e 9 ressaltos, foi central para este resultado, enquanto José Barbosa, com 16 pontos e 4 assistências acabou por ser o melhor marcador da equipa. Nos barcelenses, total destaque para a exibição de Nikola Tadic, um gigante sérvio que poderá vir a ser figura neste campeonato. Com 17 pontos e 15 ressaltos, foi ele o responsável por manter a equipa da casa em jogo até ao último período.

A jogar perante o seu público, o Benfica venceu o Sampaense por 97-73, não permitindo nova surpresa da equipa orientada por José Calabote. João Gomes, com 29 pontos e 7 ressaltos, Jobey Thomas, com 29 pontos, e Seth Doliboa, com 9 pontos e 17 ressaltos, fizeram exibições mais do que seguras. No Sampaense, nota para o trabalho de Eki Viana, que somou 10 pontos, 5 ressaltos e 6 assistências.

O CAB Madeira parece estar de volta aos seus melhores momentos, vencendo a Oliveirense por 100-74. Com cinco atletas a somar pontos em duplo dígito, Aaron Anderson voltou a ser figura, com 22 pontos e 15 ressaltos, enquanto Ricky Franklin somou o mesmo número de pontos e 11 assistências. Na equipa de Oliveira Azeméis, Aaron Fuller alcançou 23 pontos e 12 ressaltos. Finalmente, a Académica voltou a denotar muita fragilidade, perdendo com o Maia Basket por 47-67. Bruno Costa somou um duplo-duplo na equipa da casa, com 12 pontos e 10 ressaltos, enquanto Nuno Marçal, com 10 pontos e 12 ressaltos, foi o MVP da partida.

Sem comentários:

Enviar um comentário