segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Clinic: Step Back/ Passo atrás para tiro

|Ricardo Silva

No último fim-de-semana de 2013, tivemos a honra e o prazer de participar como preletores no Clinic do clube Baloncesto Tierra Burgos (BTB) que em colaboração com a Asociación Castellano Leonesa de Entrenadores de Baloncesto levou a cabo esta iniciativa na cidade espanhola de Burgos. O convite para a participação neste clinic tinha surgido alguns meses antes, após a nossa participação no Campus Internacional Laboral Kutxa – Baskonia. No decorrer deste Campus, e mais concretamente numa das semanas do mesmo, a nossa intervenção como treinador esteve centrada num tema relacionado com “Tiro Tático” que englobava diversos tipos de lançamentos - finalizações desde zonas interiores e exteriores a partir de prévios movimentos táticos. Englobado nesse trabalho esteve o desenvolvimento do lançamento em Step Back, quer desde situações próximas do cesto, quer desde zonas mais afastadas. Como este tipo de trabalho foi do agrado de um dos habituais treinadores do campus, Chema Campo Rodiles, Coordenador do clube Baloncesto Tierra Burgos, surgiu o convite de participar no respetivo Clinic do seu clube que se realizaria no final do ano de 2013.


O tema principal do Clinic foi “Herramientas para entrenar en baloncesto” e teve os seguintes preletores e temas específicos:

- Mladen Jegdic, Coordenador do clube KK Vardar Apave da Macedónia
“HERRAMIENTAS BASICAS PARA JUGAR AL BALONCESTO”

- Diogo Almeida Santos, Treinador de Sub 12 e Sub14 do Clube Hiper-Activo da Malveira
“ENTRENAMIENTO DEL 1X1 Y DEL PASE CON ACTIVIDAD FISICA”

- Mariano Arasa, Treinador de Sub 18 do Fuenlabrada
“DESARROLLO DE LA TECNICA INDIVIDUAL EXTERIOR”

- Roberto Gonzalez, Ex Treinador do C.B. Valladolid Liga ACB e Javier Hernandez Bello, Preparador Físico do C.B. Valladolid Liga ACB
“COMO SE PLANIFICA Y SE COMPLEMENTA EL TRABAJO DEL ENTRENADOR Y EL PREPARADOR FISICO EN EL DESARROLLO DE LAS SESIONES DE ENTRENAMIENTO”

E o nosso:
- Ricardo Filipe Pires Silva, Treinador de Sub 12 e Sub 14 da Física de Torres Vedras
“DESARROLLO DE LA TECNICA INDIVIDUAL AL POSTE BAJO Y PASO ATRÁS PARA TIRO”


 A nossa intervenção centrou-se inicialmente no ensino do movimento de “step back / passo atrás para tiro” com a progressão sem e com bola, a partir de arranque cruzado e direto e com paragens a 2 tempos e 1 tempo.

Posteriormente, a progressão envolveu o mesmo processo com bola em que no final as atletas tinham que realizar lançamento, tal como está indicado no documento auxiliar. Na continuidade do trabalho desenvolvido, as atletas realizaram todo o processo de arranque em drible (cruzado e direto) e lançamento após step back (paragem a 2 tempos e 1 tempo) utilizando apenas um único drible.

O passo seguinte esteve relacionado com a realização de uma prévia mudança de direção em drible, posterior execução de step back e lançamento. Neste sentido, foram abordadas as mudanças de direção em drible pela frente, por debaixo das pernas no sentido interior – exterior e no sentido exterior – interior.

Após a apresentação das diversas situações técnicas de forma analítica, prosseguimos a nossa palestra com a inclusão destes movimentos e dos movimentos de técnica individual na posição de poste baixo em exercícios de “tiro tático”.

Ao nível dos movimentos técnicos realizados na posição de poste baixo, estes estiveram relacionados com dois tipos de enquadramentos, ou seja, a partir de execuções de movimentos de frente para o cesto e de costas, e associados também a diversos tipos de finalizações, incluindo em step back.

Além desta palestra, realizada num dos três dias do Clinic, estivemos presentes juntamento com o Diogo Almeida Santos e o Mariano Arasa em duas mesas redondas com diferentes temas. Na primeira, a discussão esteve relacionada com temas interligados com “DISTINTOS TIPOS DE CANTERA Y TRABAJO DE FORMACIÓN”, enquanto na segunda os temas base estiveram centrados com o “DESARROLLO DE ENTRENAMIENTOS EN FUNCION DE LOS RESULTADOS DEL PARTIDO JUGADO EL FIN DE SEMANA - ENTRENAMIENTOS EN FUNCION DEL MOMENTO DE COMPETICION”.

Em ambas as mesas redondas, a discussão foi bastante interessante, pertinente e com intervenção de muitos dos treinadores participantes, procurando saber a nossa opinião, transmitir as suas opiniões e questionar. De facto foram dois momentos de uma enorme troca de experiências e de uma salutar discussão sobre aquilo que mais gostamos, basquetebol!


Consulte o documento sobre o clinic neste link:
https://www.dropbox.com/s/ovuj7o6pbra4bd6/Ricardo%20Silva%20-%20Clinic%20BTB%20-%20Burgos%202013.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário