sexta-feira, 29 de agosto de 2014

De Giggs a Grigg vai um Van Gaal de Distância

| João Gonçalves



No passado dia 5 de Julho William Grigg seria a apenas só mais um espectador atento do jogo Holanda - Costa Rica que produziu um dos momentos mais falados do Mundial do Brasil. Louis Van Gaal antes de terminar o prolongamento troca de guarda redes a pensar nos penaltis e o resto já se sabe como acabou.

Grigg, 23 anos, é um avançado internacional pelo seu país, Irlanda do Norte, fez carreira no Walsall onde deu nas vistas com 19 golos em 2012/13 valendo-lhe uma transferência para o Brentford. Aí só fez 5 golos em 34 jogos e transferiu-se para o MK Dons. Estamos a falar, portanto, de uma carreira na League One, terceiro escalão inglês.

O Milton Keynes Dons é um dos clubes que menos simpatia tem em Inglaterra devido à sua origem. Foi fundado em 2004 quando a direcção do Wimbledon FC renegou 113 anos de tradição e decidiu mudar-se do distrito de Wimbledon, na Grande Londres, para Milton Keynes, na região de Buckingham, a 90 km. Para herdar o lugar do Wimbledon FC na 3ª divisão, o novo clube teve de trocar de nome e deixar para trás toda a sua história. Insatisfeitos com a mudança de sede e de nome, os adeptos do histórico Wimbledon FC, que fez furor nos anos 80 chegando a vencer uma Taça de Inglaterra,  uniram-se e fundaram o AFC Wimbledon apenas seis semanas depois. Começaram no 9º escalão e entretanto já contam com 5 subidas de divisão. É uma história que merece ser aprofundada mas aqui serve só para enquadrar melhor o contexto.




Voltemos a Julho. Grigg via o êxito da Holanda e pensava o mesmo que todo o mundo pensou, Van Gaal é um génio e o Manchester United acertou em cheio para a tarefa de ressuscitar o clube após a saída de Alex Ferguson.
Van Gaal chega a Inglaterra em estado de graça, o mundo desconhece quem é Grigg no arranque da temporada 2014/15.

O MK Dons arranca bem a época vencendo um jogo muito especial na Taça da Liga. Quis o sorteio que se encontrassem com o ... AFC Wimbledon, agora a militar uma divisão abaixo dos rivais. O MK Dons aproveitou o factor casa e venceu 3-1 desiludindo os românticos adeptos do AFC Wimbledon. Mal sabiam os fãs do MKD a surpresa que lhes estava reservada.
Neste arranque de época só a derrota em Peterborough manchou o percurso.

Noutro nível, o Manchester United faz sonhar os seus milhões de simpatizantes com uma pré época de luxo. No entanto quando começam os jogos oficiais o pesadelo da era Moyes volta ainda mais forte! Derrota em casa na estreia da Premier League contra o Swansea, empate em Sunderland e tinham que entrar já em acção na Taça da Liga por culpa da péssima classificação da época anterior. Uma visita a uma equipa do terceiro escalão parecia ser a altura ideal para o Manchester United conseguir a sua primeira vitória oficial na temporada. Van Gaal rodou toda a equipa e manteve De Gea na baliza desconfiado de algum problema atacante que o adversário podia criar. Estava a adivinhar...

Noite de 26 de Agosto, terça-feira, e a Europa de olhos postos em jogos de apuramento para a fase de grupos da Champions League. Fora de Inglaterra arrisco dizer que poucos eram os que sabiam do encontro da Capital One Cup.
Entre informação cruzada a correr pelo Twitter sobre os jogos dessa noite passa algo como golo de Grigg no MKD- Man United! Houve quem comentasse que Giggs estava mal escrito. Mas o galês esta época já não era para jogar, ia ficar como adjunto de Van Gaal a tempo inteiro. Mais tarde Grigg bisava! Giggs mal escrito outra vez?!
Não, não. Ryan Giggs estava pasmado sentado ao lado de Van Gaal que nem reagia à loucura dentro de campo. O Manchester United estava a ser varrido da primeira competição da época. Em Wembley já não vão estar via Taça da Liga. Como também não estão na Europa resta o campeonato que começou da maneira que se sabe e a Taça de Inglaterra. Nem Moyes começou tão mal.

O herói Grigg parecia já ter assinado a página de ouro do Milton Keynes mas o jogo ainda não tinha acabado. Para a noite ser ainda mais lendária o resultado chegou a um inacreditável 4-0. Benik Afobe entrou para o lugar de Grigg e imitou o norte irlandês fazendo mais dois golos! Reeves e Green são outros heróis da noite com dois passes para golo cada um.

A Europa tirou os olhos das partidas da Champions League e quis saber tudo sobre o que se passava no Stadium mk em Milton Keynes, Buckinghamshire, onde estavam 27 mil adeptos incrédulos.

Foi a noite em que Grigg foi maior que Giggs e em que Van Gaal sai derrotado mas a distribuir autógrafos pela bancada. Provavelmente, queimando os últimos cartuchos do crédito trazido do Mundial.

Há noites assim no futebol.

Sem comentários:

Enviar um comentário