sábado, 6 de setembro de 2014

Albânia: a imperial águia de duas cabeças procura fazer História

| Francisco Sousa




País que fez parte do Império Otomano durante mais de 400 anos e que só em 1992 abandonou em definitivo o comunismo, a Albânia procura impor-se aos poucos e poucos na realidade da nova Europa, mais ocidentalizada e moderna. Também no futebol, o país se vai procurando afirmar, tendo vindo a ganhar preponderância ao longo dos últimos anos, fazendo um brilhante aproveitamento dos recursos que vão brotando por países para onde muitos albaneses emigraram nas décadas de 80 e 90 (sobretudo Suíça e Alemanha...). Misto de jogadores locais e descendentes de emigrantes, já nascidos em países economicamente mais poderosos, a nova selecção albanesa tem vindo a crescer de forma bastante palpável e sustentável ao longo dos últimos três anos. Sem somar qualquer participação numa grande prova internacional de selecções, a equipa orientada pelo experiente técnico italiano Gianni De Biasi procura agora dar a surpresa, numa fase de qualificação que, em teoria, dará mais possibilidades a alguns países com potencial mas mais periféricos e não tão habituados aos eventos grandes...

Amanhã, em Aveiro, a formação balcânica começa um trajecto que se espera difícil, mas que todos os locais esperam que seja de sucesso final, pela primeira vez na sua História. O Euro 2016 ainda não pode ser encarado como um objectivo, mas antes um sonho, uma possibilidade futura, sempre dependente das surpresas dadas nos encontros de qualificação. Na última fase de apuramento, a Albânia chegou a sonhar com os dois primeiros lugares, tendo quebrado na fase mais competitiva, prova de que ainda não estava preparada para assumir os grandes palcos. Apesar da possibilidade de recrutamento de descendentes de albaneses, ex-internacionais por selecções ditas maiores, falta ainda tarimba a uma equipa que, apesar das boas intenções, não possui um registo de jogo lá muito atractivo...

Habitualmente formatada para jogar entre um 4x5x1 e um 4x2x3x1, a Albânia pode ainda apresentar-se em variantes tácticas como o 4x1x4x1 ou o 4x4x2 (recurso utilizado do quando há necessidade de ir em busca de um resultado, juntando dois pontas-de-lança). Gianni De Biasi é um italiano puro na forma de trabalhar a sua equipa, privilegiando a organização defensiva, a solidez táctica e um jogo ofensivo mais directo. Apesar de a equipa saber preencher as zonas mais interiores quando defende, nota-se, por vezes, uma certa falta de contundência em alguns momentos da marcação, além dos espaços entre a linha defensiva e os médios mais defensivos e nas costas dos laterais. Equipa que mistura elementos experientes e outros mais imberbes, esta selecção albanesa irá procurar, certamente, aguentar os ímpetos ofensivos da selecção das Quinas, visando depois o contragolpe.

Em termos ofensivos, a Albânia é, de facto, uma equipa de contra-ataque, podendo explorar a velocidade de elementos como Gashi ou Vajushi ou de um jogo mais directo, visando a referência da frente de ataque (Kapllani, Salihi ou Cikalleshi). Sem grandes desequilibradores na zona de construção, são notórias as dificuldades desta equipa em momentos de posse e organização ofensiva. Falta um "10" mais puro, se bem que os alas até procurem explorar muitas vezes os espaços mais interiores. No fundo, esta é uma equipa talhada para jogar num registo de bloco médio-baixo, esperando a oportunidade para fazer dano através de contra-ofensivas ou de um jogo mais directo para os seus avançados. Tem as suas debilidades, mostrando-se algo vulnerável nas laterais e deixando alguns espaços entre-linhas. Porém, a solidez e experiência de jogadores como Cana ou Mavraj, aliadas à imprevisibilidade de Vajushi e ao critério de Gashi, Abrashi ou Taulant Xhaka (sim, é mesmo o irmão do internacional suíço Granit Xhaka!), podem ser trazer dissabores para a equipa de todos nós.



A Albânia um-por-um: 

Etrit Berisha: Guarda-redes de 25 anos que assumiu a titularidade na baliza da Lazio neste início de época, deverá ser o titular nesta partida de estreia na fase de qualificação para o Europeu francês. Ágil e corajoso nas saídas, possui reflexos interessantes, além de mostrar-se poderoso nas alturas. Não é muito rápido e pode melhorar a eficácia do seu jogo de pés.

Elseid Hysaj: Jovem lateral, tanto pode actuar à direita (posição preferencial) como na esquerda. Habitual titular do Empoli, recém-promovido à Serie A, revela qualidades no desarme, em antecipação e no passe longo. Deve fazer algumas melhorias no cruzamento, habitualmente de pé direito, embora também possua créditos em acções com a canhota. Defensivamente, pode melhorar nalguns posicionamentos e em momentos de recuperação, visto que gosta de se projectar para o ataque e isso deixa-o um pouco exposto, em certas situações...

Mergim Mavraj: Um dos elementos mais experientes da defensiva albanesa. Actualmente no plantel do Colónia, para onde se transferiu no início da temporada, a custo zero, proveniente do Greuther Furth, exibe atributos ao nível do jogo aéreo (defensivo e ofensivo), mostrando-se um recurso interessante em bolas paradas, além de desarmar bem os seus adversários. Algo pesado, não é um defesa muito rápido nem ágil, o que o pode deixar num embaraço se for atacado em velocidade. Agressivo e competitivo, tornou-se num jogador verdadeiramente indispensável para De Biasi.

Debatik Curri: Central esquerdino, regressou esta temporada ao futebol albanês, depois de vários anos na Ucrânia e Turquia. Aos 30 anos, este robusto central de 1,89m é, agora, um dos nomes fortes da liga albanesa, onde actua no KF Tirana. Experiente, com bom jogo aéreo, tem perdido alguma resistência e velocidade, estando a entrar numa espécie de fase descendente da sua carreira. Pode ainda actuar como lateral-esquerdo ou médio-defensivo.

Lorik Cana: Experiente central/médio-defensivo, é ainda a referência desta selecção albanesa. Habitual titular da Lazio de Roma, revela-se um jogador maduro, completo do ponto de vista defensivo, dado que exibe argumentos no desarme, antecipação e nos duelos físicos. Agressivo no bom sentido e com boa colocação, dá também uma boa saída de bola às suas equipas, revelando atributos ao nível do passe longo. Belíssimo jogador.

Ansi Agolli: Internacional albanês em quase 50 ocasiões, deverá jogar como lateral-esquerdo nesta partida, embora também mais adiantado como médio-ala ou até como médio mais interior. Jogador dos azeris do Qarabag (equipa que estará presente na fase de grupos da Liga Europa), exibe qualidades do ponto de vista da combatividade e do apoio ofensivo, dando alguma profundidade e largura à equipa. Robusto e adepto das movimentações verticais, sabe jogar bem com os dois pés.

Andi Lila: Outro dos jogadores polivalentes desta formação albanesa. Tanto pode actuar nas duas laterais, como médio-defensivo. Actualmente nos gregos do PAS Giannina, sabe dar largura à equipa, tanto quando joga como lateral como quando aparece mais como médio-interior. Criterioso com bola, aporta qualidades do ponto de vista ofensivo, embora possa melhorar nalguns posicionamentos defensivos. Pode ser uma arma nas bolas paradas ofensivas, dado que possui um bom jogo aéreo.

Emir Lenjani: Lateral/ala esquerdo, fala-se que poderá jogar um pouco mais adiantado, à frente de Agolli. Titular dos suíços do Saint Gallen, soma já duas assistências em 5 jogos completos no campeonato esta temporada. Canhoto robusto e seguro, apoia o ataque quanto baste, jogando perto da linha e arriscando subidas sempre de forma bastante cuidadosa. Jogador interessante.

Taulant Xhaka: Médio-defensivo que também pode actuar nas laterais, este ex-internacional jovem pelas selecções suíças revela sentido táctico, rapidez, uma agressividade moderada sempre necessária, além de poder subir no terreno e aparecer em zonas de finalização (algo que, porém, não tem feito muito esta época). Titularíssimo no Basileia neste início de temporada, parece ter caído no goto de Paulo Sousa logo de imediato. Fará, muito provavelmente, a sua estreia pela selecção albanesa em Aveiro.

Ergys Kaçe: Médio de perfil defensivo, pode ainda jogar como defesa-central. Jogador robusto e combativo, mostra atributos no um-para-um defensivo e sabe equilibrar bem a equipa no meio-campo. Ofensivamente, destaca-se por uma distribuição de bola bastante criteriosa e pela maneira como sobe no terreno de jogo, podendo fazer uso do seu disparo de meia-distância. Como central, fica mais exposto ao erro. Candidato a titular no jogo de amanhã.

Amir Abrashi: Ex-internacional suíço, este médio de 24 anos é uma das referências do Grasshopper. Baixinho mas combativo, sabe equilibrar bem no meio-campo, possuindo atributos na recuperação de bola e sabendo como a distribuir posteriormente. Com qualidade no passe (curto, médio e longo) e boa visão de jogo, pode ainda melhorar o seu registo ao nível da eficácia no remate. Provável titular na partida de Aveiro.

Burim Kukeli: Médio-defensivo do FC Zurich, é mais um dos jogadores com passado ligado às selecções jovens suíças. Robusto e experiente, é um jogador sem atributos notáveis e que serve sobretudo de tampão às investidas ofensivas dos adversários. Criterioso no passe e bastante trabalhador, especula-se que possa vir a ser uma das apostas no "onze" que o seleccionador albanês lançará para este encontro.

Emiljano Vila: Médio-ofensivo, pode jogar a toda a largura na segunda linha do meio-campo, embora o faça preferencialmente a partir da ala direita. Actualmente no Partizani Tirana, já passou, entre outros, pelo Dinamo Zagreb. Dono de um remate potente de pé direito, pode ainda jogar como segundo-avançado. Elemento útil para De Biasi.

Shkelzen Gashi: Um dos melhores jogadores e provavelmente também um dos mais tecnicamente evoluídos desta selecção. Autor de algumas épocas interessantes no Grasshopper, deu o salto para o rival Basileia, onde tem tido um rendimento bem interessante junto do técnico português Paulo Sousa, que lhe tem dado utilização regular. Médio-ofensivo de grande qualidade, alia velocidade na condução a uma excelente visão de jogo e capacidade de remate (sobretudo de pé esquerdo). Eficaz a bater bolas paradas, costuma partir da ala esquerda, mas pode também jogar mais na direita, privilegiando as diagonais ou até mais por dentro. Craque.

Odise Roshi: Ala-direito do FSV Frankfurt, pode ser uma das surpresas do "onze" albanês. Alto, robusto, rápido e dotado do ponto de vista técnico, Roshi revela-se um jogador forte no drible, imprevisível no um-para-um, embora possa melhorar na definição de certos lances. Capaz de dar profundidade nos corredores laterais, pode jogar também mais por dentro ou no lado esquerdo. Opção interessante e sempre a ter em conta!

Armando Vajushi: Talentoso extremo/segundo-avançado, é um dos mais dotados jogadores desta equipa. Rápido, tecnicamente evoluído, com boa finta e atrevimento no um-para-um, patenteia argumentos na finalização e no cruzamento, embora possa evoluir nalguns momentos, sobretudo a soltar a bola ou a atirar à baliza. Actualmente no Litex Lovech, está talhado para atingir grandes palcos, assim que potencie as qualidades e erradique alguns defeitos.

Sokol Cikalleshi: Avançado do RNK Split, pode jogar a toda a largura do ataque. Poderoso fisicamente e bastante móvel, revela uma interessante capacidade para finalizar com os dois pés, procurando muitas vezes o melhor espaço para o remate. Rápido, torna-se num jogador útil para explorar situações de contra-ataque. Dotado e com boa visão de jogo, era provavelmente o melhor jogador do campeonato albanês até à saída para a Croácia. Para já, a adaptação a uma nova realidade não tem corrido lá muito bem...

Edmond Kapllani: Avançado com bastante experiência nas divisões secundárias do futebol alemão, revela-se um interessante predador de área. Recurso habitual quando De Biasi pretende jogar com dois avançados, sabe usar o seu imponente físico (1,85m) na área, embora também saiba jogar fora dela. Destro, atira bem e tem uma boa média de golos para já esta temporada. Típico goleador de equipas médias.

Hamdi Salihi: Autêntico globe-trotter, encontra-se actualmente ao serviço do Hapoel Akko israelita. Goleador experiente, pode ser uma das eventuais opções no "onze" para o desafio frente a Portugal. Destro, sabe também finalizar de pé esquerdo e, naturalmente, de cabeça. Astuto, tem fases nas quais se vai abaixo e pode ficar sem facturar durante algum tempo...

Bekim Balaj: Início de época promissor no Sparta de Praga pode levá-lo, inclusive, a uma surpreendente entrada directa no "onze" de De Biasi. Alto (1,86m) e poderoso, remata bem e exibe atributos no jogo aéreo. Agressivo, intenso e astuto na disputa dos lances, sabe habitualmente encontrar o melhor espaço para o remate. Bela opção de ataque!

Sem comentários:

Enviar um comentário