quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Legia de Varsóvia, o vencedor da semana

| João Gonçalves



Apesar de ausente na última eliminatória de acesso à Champions, o clube polaco é o grande vencedor desta semana.

O Legia calhou com o Celtic de Glasgow na eliminatória anterior e foi muito superior vencendo em Varsóvia 4-1, repetindo o triunfo na Escócia por 0-2. Um jogador utilizado irregularmente fez com que a UEFA castigasse o Legia com uma derrota de 3-0 que apurava assim o Celtic. Os polacos ainda apelaram para o fair play dos escoceses mas nada feito. O Celtic aproveitava o erro do adversário e apesar de claramente derrotado em campo avançou na prova.

Em maré de sorte o adversário que lhes calhou a seguir era o menos complicado possível do pote. Os eslovenos do Maribor, onde Zahovic é dirigente, pareciam presa fácil e abria-se assim a porta para o regresso dos católicos à prova maior de clubes. Um empate 1-1 no estádio Ljudski vrt parecia confirmar a passagem do Celtic. Com mais de 55 mil entusiásticos adeptos no Park Head, prontos a festejar mais uma noite europeia de glória, aconteceu justiça poética ao minuto 75. Um brasileiro que joga no Maribor há vários anos rematou para a baliza e deixou a sua equipa em vantagem. O golo de Marcos Tavares levou ao delírio os adeptos eslovenos, os adeptos do Legia e os adeptos do Rangers, enquanto o resto da Europa sorria com nova saída do Celtic da Liga dos Campeões. Diz-se que no futebol não há justiça mas quando acontece desta maneira é inesquecível.

Diga-se que o Legia após a derrota administrativa em Glasgow já leva 4 jogos a vencer e sem sofrer qualquer golo. Hoje recebe o Aktobe, do Cazaquistão, depois de ter ganho 0-1 fora tenta carimbar a passagem para a fase de grupos da Liga Europa. Esperemos que não utilizem nenhum jogador indevidamente.


Quanto ao Celtic mais valia ter abdicado romanticamente da vitória administrativa fazendo jus ao fair play britânico e tinha ficado bem visto internacionalmente. Assim só chama mais a atenção para o péssimo momento que vive, impotente na Europa e atrasado na liga escocesa após derrota no campo do Inverness, clube que lidera com 4 pontos de vantagem a tabela, embora os verdes tenham menos um jogo. Uma quebra significativa a que não será alheio o facto de não terem o rival Rangers a manter a competitividade interna. A crise que levou os protestantes para as mais baixas divisões deixou o Celtic órfão de rival, adrenalina e padrão de qualidade.

Voltando aos heróis da Eslovénia, o Maribor junta-se ao Malmo, Ludogorets, Bate Borisov e APOEL como equipas mais surpreendentes na fase de grupos da Champions. Ainda bem, dá para matar algumas saudades daqueles tempos em que a prova era só jogada por campeões e os sorteios eram simples acasalamentos que davam para revelar sempre alguns nomes mais exóticos em fases mais adiantadas da prova. Que sejam felizes contra o os protegidos dos milhões porque o encanto do futebol também é este de ver os menos prováveis a ganharem.

Sem comentários:

Enviar um comentário